Segunda-feira, 14 de dezembro de 2020 - 16h58

No dia 13 de dezembro, domingo, da Praia da Tartaruguinha, Vale do Guaporé – EcoVale, foi realizado a soltura oficial dos filhotes de quelônios da temporada 2020 -2021. Nunca houve uma soltura de animais desta envergadura, foram devolvidos ao Rio Guaporé, a impressionante marca de 8.000.000 (Oito Milhões) de filhotes de quelônios, entre tartarugas, tracajás e matá-matás. Foram contabilizadas em torno de 80.000 (Oitenta Mil covas), que em média são depositados em torno de 100 ovos e este número Record só foi possível porque a temporada de chuvas deste ano na região do Vale do Guaporé, atrasou um pouco e deu para salvar praticamente todos os animais.
Devido a pandemia do coronavírus, o acesso a praia onde todos os anos ocorre a soltura, foi limitado e poucas pessoas tiveram o privilégio de acompanhar o maior Recorde do mundo de devolução de quelônios a um Rio, no caso, o Rio Guaporé.
Estiveram presentes algumas pessoas e entidades que sempre colaboram com o Projeto Quelônios: Adelio Barfaldi – Grupo Rovema, João Noma, Claudio Ferdinandi – Cesumar e Marcelo Fernandes – Comar, representantes da Sedam e Autoridades de São Francisco.
Não vai haver super população de quelônios, porque desta espetacular soltura, só 0001% consegue chegar a idade adulta, porque fazem parte da enorme cadeia alimentar que existe nos rios e igarapés da Região, são os jacarés, piranhas, a pirara e demais predadores que ficam à espreita do retorno dos filhotinhos de quelônios ao rio, para terem uma farta alimentação Natalina.
O presidente da EcoVale, Zeca Lula, mais uma vez pediu mais empenho dos Órgãos Governamentais no sentido de continuarem a apoiar o Projeto Quelônio não só durante a época da desova e sim o ano todo.
Porque na a área da EcoVale, possui inúmeras árvores e plantas medicinais, ainda não catalogadas, que são alvos de cobiça internacional.
Galeria de Imagens
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)