Terça-feira, 29 de julho de 2008 - 06h13
As temperaturas atingiram valores acima da média nesta segunda-feira. Os valores de umidade relativa do ar observados deixam Rondônia em Estado de Atenção.
Daniel Panobianco – O calor desta segunda-feira já é o maior registrado esse ano em todo o Estado de Rondônia. As temperaturas ultrapassaram os 36°C com picos de até 38°C no interior. A grande massa de ar seco e quente que cobre boa parte do Brasil vem impedindo o avanço de frentes-frias pelo interior do Brasil. A última que atingiu Rondônia foi no dia 22 de junho se estendendo até o dia 26, com queda pouco significativa de temperatura, ocasionando a sexta friagem de 2008, de acordo com avaliação do GPT (Grupo de Previsão de Tempo) do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP. De lá pra cá, o tempo secou completamente e as temperaturas dispararam com quebra de recordes em diversos municípios.
A temperatura máxima observada na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em Porto Velho atingiu 36,5°C às 15 horas (local). O recorde anterior pertencia aos dias 26 e 27 deste mês, com marca de 35,6°C na mesma estação. Já o menor índice de umidade relativa do ar (UR) foi registrado no dia 25 de julho, com apenas 21%. Esse valor é considerado como Estado de Atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Nesta segunda-feira, a UR ficou um pouco maior, mas ainda em Estado de Atenção, 24%.
No Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, dados de METAR indicaram máxima de 35°C e 32% de UR. Estes não foram os extremos de temperatura máxima e umidade mínima registrados no aeroporto este ano. O recorde neste ponto da cidade ainda pertence aos dias 19 e 20 deste mês, com máxima de 36°C e UR mínima de 25% nos dias 24 e 25, também de julho.
Em Ariquemes, outra estação automática do INMET, indicou às 16 horas (local), máxima de 36,9°C com UR mínima de apenas 24%. Um dia antes, a maior máxima do ano até então alcançou 36,3°C, com UR mínima de apenas 23%.
Em Cacoal, a recente estação automática do INMET também registrou recorde de calor. Fez 36,7°C entre 15 e 16 horas (local). A maior temperatura registrada nesta estação era dos dias 23 e 27 deste mês, com marca de 35,9°C. A UR mínima chegou a 21% na semana passada, dia 25 e nesta segunda-feira, a 23%.
Na PCD (Plataforma de Coleta de Dados) sob responsabilidade do SIVAM (Sistema de Vigilância na Amazônia) em Ji-Paraná, a temperatura máxima chegou a 36,9°C, com UR de 23%. Estes valores são os extremos desde o inicio do ano registrados na estação, por enquanto.
Em Guajará-Mirim, dados de METAR indicaram às 15 horas (local), máxima de 34°C e 35% de UR.
No sul do Estado, dados de METAR indicaram máxima de 33°C em Vilhena. Este mesmo valor tem sido registrado desde o dia 19 deste mês na cidade. A UR mínima atingiu 20% às 14 horas (local), considerado pela OMS como Estado de Alerta.
A maior temperatura no Estado foi registrada na PCD sob responsabilidade do CTENERG (Fundo Setorial de Energia) em Campo Novo de Rondônia, com 38,5°C entre 15 e 16 horas (local) desta segunda-feira.
Dados: SIVAM – INMET – CTENERG
Fonte: De olho no tempo
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual