Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Raupp defende em P.Bueno que Operação Arco Verde seja debatido em todo estado



O debate em torno da operação Arco Verde deve ser estendido  aos demais municípios rondonienses. A afirmação foi feita  pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) durante o seminário sobre o tema  realizado na cidade de Pimenta Bueno(RO), na última sexta-feira(10).

O senador lembrou que a população rondoniense precisar tomar conhecimento sobre as alternativas oferecidas pelo governo federal aos proprietários rurais, situados nos municípios, que no passado foram atingidos pela Operação Arco de Fogo.

O senador que participou do evento juntamente com a deputada federal Marinha Raupp disse que em Brasília tem lutado para que os municípios rondonienses recebam ações  dos ministérios diretamente envolvidos com o meio ambiente e a reforma agrária.’Depois de ouvir o setor produtivo vamos solicitar aos ministérios   ações que possa, promover a adequação do desenvolvimento sustentável no estado’, disse. 
“
Raupp  informou  que o projeto de sua autoria de nº 342/2008, que dispõe sobre o desmatamento zero e  tramita na Comissão de Meio Ambiente prevê  como compensação, dentre outras  a regularização fundiária, aporte de recursos para o financiamento das propostas encaminhadas pelos proprietários rurais assentamentos para a reforma agrária e  exploração de atividades agropecuárias ambientalmente sustentáveis.
 
As compensações atingiram as áreas já exploradas (gado de leite, gado de corte e café) devido ao fato de que Rondônia ter contribuído com o que a Amazônia preservou, esclareceu o senador, “Os produtores rurais não podem se condenados já que no passado o governo federal incentivou o desmatamento”, afirmou.
 A Operação Arco Verde promovida pelo governo federal é realizada em 36 municípios de 4 estados da Amazônia Legal (Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas) e objetiva discutir um novo modelo produtivo para a região, na busca de sustentabilidade ambiental e econômica, proibindo o desmatamento nestes estados.

Fonte: Ribamar Rodrigues

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat