Sábado, 5 de agosto de 2023 - 10h16

Na última quarta-feira, (02),
a Cia de Artes Evolução participou da 1ª Feira de Conscientização e Prevenção
Contra as Queimadas, em Nova Mutum Paraná.
O evento promovido pela Jirau Energia aconteceu no barracão da feira de Nova Mutum Paraná e contou com a participação de várias instituições parceiras, como: a COOPPROJIRAU - Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA; Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA; Defesa Civil Municipal; Superintendência Municipal Distrital; Polícia Ambiental e Energisa.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os males que as queimadas causam à população e ao meio ambiente, diversas ações foram realizadas no decorrer do evento, com exposições, atividades lúdicas, palestras e oficinas.
A Cia de Artes Evolução realizou duas sessões do espetáculo de bonecos, Quem Queima Se Queima. A peça foi apresentada para crianças e adolescentes das escolas localizadas em Nova Mutum Paraná e região. Alunos e professores puderam assistir e participar do espetáculo apresentado pelos atores Eules Lycaon e Talita Passos.
A professora Cristina Silva, da escola SESI, prestigiou o evento com seus alunos do ensino fundamental 2. A educadora achou muito interessante a proposta do espetáculo. “Nós trouxemos nossos alunos do fundamental 2 para participarem da feira e assistimos uma apresentação teatral de bonecos, muito interessante e bastante lúdica, falando sobre a importância de combater as queimadas e como as queimadas influenciam tanto na fauna quanto na flora”.

O espetáculo escrito e dirigido por Lycaon, teve sua estreia em janeiro de 2022, na Mostra de Teatro de Bonecos, realizada em Porto Velho/RO. A peça fala sobre queimadas e poluição dos rios, com o intuito de educar e conscientizar as crianças para que entendam e aprendam a preservar o meio ambiente. Quem Queima Se Queima já participou do projeto Sesc Apresenta, desenvolvido pelo Sesc/RO e faz parte do projeto O Teatro Vai à Escola.
SINÓPSE DO ESPETÁCULO
Senhor Birimba, é um camponês trabalhador, mas também, um ser ignorante e teimoso. Sem saber dos males que as queimadas e poluição dos rios causam à humanidade, ele insiste em tudo queimar. Os animais, ameaçados refugiam-se na cidade em busca de socorro. Por sorte, um deles encontra Doroteia, grande defensora e amante da natureza, que por sua vez, tenta a todo custo, conscientizar o ignoro camponês.
Para mais informações, sobre os trabalhos da Cia Evolução, pelo telefone (69) 993086488.
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)