Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Programa de Arborização da prefeitura chega nas Avenidas Rio de Janeiro e Mamoré



Até sexta-feira, 19, mais de 700 novas árvores serão plantadas em locais estratégicos da cidade pela prefeitura de Porto Velho. É a continuidade do programa “Porto Velho Mais Verde”, lançado em novembro do ano passado. Essa nova etapa foi iniciada pela Avenida Rio de Janeiro, com plantio de 330 mudas no trecho que vai da Avenida Jorge Teixeira até a Mamoré.

Nesta quinta-feira, 18, a equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semas) inicia a intervenção na Mamoré, na extensão que vai da Avenida Calama até a BR. Nesse trecho serão plantadas mais 400 mudas. A previsão é que o trabalho seja concluído nesta sexta-feira. Até o final de dezembro, a meta da prefeitura é plantar 20 mil mudas em toda cidade.

Na zona rural, já foram atendidos os distritos de Nova Califórnia, com cerca de 400 mudas, União Bandeirantes (duas mil mudas), Jacy-Paraná (800) e Vista Alegre do Abunã (300 mudas). A partir do próximo ano, o programa chegará aos distritos do baixo Madeira, com plantios em Calama, São Carlos e regiões adjacentes.

A arborização urbana é de vital importância, porque com uma maior área verde na cidade, a temperatura é mais baixa, evitando as ilhas de calor, que se formam principalmente em locais com urbanização intensa.

Geralmente, as ilhas de calor são formadas por grande concentração de concreto, pela escassez de áreas verdes e pelo elevado nível de poluição (ocasionado na maioria das vezes, pelos veículos que circulam na cidade).

“Por isso, a arborização tem uma grande importância para a população de uma cidade, e no nosso caso, de Porto Velho, pois melhora a qualidade do ar, reduz a propagação do som e diminui em cerca de 10%, o nível de material particulado. Sem falar que melhora o aspecto paisagístico da cidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Agnaldo Ferreira.

Após o plantio, a Semas faz o monitoramento do desenvolvimento da muda com as equipes responsáveis pelo preparo e limpeza da área onde foi plantada e a substituição das que não vingaram. Por meio do Disk Plante uma Árvore, serviço colocado à disposição da população, através do telefone 0800-647-5445, qualquer pessoa, além de solicitar plantio, pode também informar à prefeitura os locais onde há necessidade de substituição de mudas.

Com o lançamento do programa Porto Velho Mais Verde, no final de 2009, quando foram plantadas mais de cinco mil mudas em cinco minutos, o prefeito Roberto Sobrinho iniciou uma ambiciosa campanha que visa o plantio de um milhão de mudas em toda Porto Velho (zonas Urbana e Rural) até o final de seu mandato, em dezembro de 2012. E a meta está sendo cumprida, de acordo com o que informou o secretário.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)