Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PRODUÇÃO DE MANDIOCA SERÁ INCREMENTADA NO INTERIOR DO AMAZONAS


 
Prefeitos assinam convênio com Sebrae para desenvolver projeto de mandioca no interior
 

O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Autazes, José Thomé Filho, informou que as prefeituras de Autazes, Manaquiri, Careiro da Várzea e Careiro-Castanho irão incrementar e desenvolver, a partir deste ano, a cultura da mandioca no interior do Estado. A produção de farinha – um dos principais subprodutos da mandioca – desses municípios totaliza 9.420 toneladas.

A iniciativa faz parte do projeto “Revitalização da Cultura da Mandioca em Municípios do Território de Manaus e Entorno”, coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amazonas, para desenvolver a cultura da mandioca no interior do Estado. O projeto entra em vigência a partir deste mês e se estenderá até 2010, conforme explicou a gerente de Agronegócio do Sebrae-AM, Wanderléa Teixeira.

Na última quinta-feira (dia 30 de outubro), os prefeitos José Thomé Filho (Autazes), Jair de Aguiar Souto (Manaquiri), Hamilton Lopes Villar (Careiro-Castanho) e Pedro Duarte Guedes (Careiro da Várzea) oficializaram o convênio com o Sebrae-AM assinando o Acordo de Resultados do Projeto, que prevê, entre outras prioridades, contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, gerar emprego e renda, criar uma associação e/ou cooperativa de produtores e instalar casas de farinha e fecularias.

Thomé Filho destacou a importância da parceria com o Sebrae-AM para alavancar a economia no interior do Estado. “Economicamente, esse projeto representa muito para os municípios porque, na hora em que o Sebrae passa a ser parceiro e leva tecnologia, haverá melhoria da qualidade do produto e nós poderemos competir no mercado de igual para igual”, frisou o presidente da AAM e prefeito de Autazes.

Ele ressaltou que, a partir de agora, os produtores mudarão o processo de produção, fazendo com que a mandioca seja 100% aproveitada. “Antes, a produção era completamente artesanalmente, o que ocasionava o desperdício de fibras e cascas que eram jogadas fora porque era economicamente inviável para o produtor comercializá-las. Agora, com a tecnologia, haverá melhor qualidade e diminuição dos custos. Portanto, essa parceria vai dar mais vontade para o homem do interior trabalhar e melhorar sua vida, lá na sua base”, enfatizou.

O projeto prevê, ainda, a inclusão de mais de mais nove municípios, a partir de 2009: Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba, que, juntamente com Autazes, Manaquiri, Careiro da Várzea e Careiro-Castanho formam os 13 municípios do pólo 10 do programa Territórios da Cidadania.

 
Fonte: Adalto Guilherme Xavier Gil – MTb nº 05/AM

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)