Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PRODUÇÃO DE MANDIOCA SERÁ INCREMENTADA NO INTERIOR DO AMAZONAS


 
Prefeitos assinam convênio com Sebrae para desenvolver projeto de mandioca no interior
 

O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Autazes, José Thomé Filho, informou que as prefeituras de Autazes, Manaquiri, Careiro da Várzea e Careiro-Castanho irão incrementar e desenvolver, a partir deste ano, a cultura da mandioca no interior do Estado. A produção de farinha – um dos principais subprodutos da mandioca – desses municípios totaliza 9.420 toneladas.

A iniciativa faz parte do projeto “Revitalização da Cultura da Mandioca em Municípios do Território de Manaus e Entorno”, coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amazonas, para desenvolver a cultura da mandioca no interior do Estado. O projeto entra em vigência a partir deste mês e se estenderá até 2010, conforme explicou a gerente de Agronegócio do Sebrae-AM, Wanderléa Teixeira.

Na última quinta-feira (dia 30 de outubro), os prefeitos José Thomé Filho (Autazes), Jair de Aguiar Souto (Manaquiri), Hamilton Lopes Villar (Careiro-Castanho) e Pedro Duarte Guedes (Careiro da Várzea) oficializaram o convênio com o Sebrae-AM assinando o Acordo de Resultados do Projeto, que prevê, entre outras prioridades, contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, gerar emprego e renda, criar uma associação e/ou cooperativa de produtores e instalar casas de farinha e fecularias.

Thomé Filho destacou a importância da parceria com o Sebrae-AM para alavancar a economia no interior do Estado. “Economicamente, esse projeto representa muito para os municípios porque, na hora em que o Sebrae passa a ser parceiro e leva tecnologia, haverá melhoria da qualidade do produto e nós poderemos competir no mercado de igual para igual”, frisou o presidente da AAM e prefeito de Autazes.

Ele ressaltou que, a partir de agora, os produtores mudarão o processo de produção, fazendo com que a mandioca seja 100% aproveitada. “Antes, a produção era completamente artesanalmente, o que ocasionava o desperdício de fibras e cascas que eram jogadas fora porque era economicamente inviável para o produtor comercializá-las. Agora, com a tecnologia, haverá melhor qualidade e diminuição dos custos. Portanto, essa parceria vai dar mais vontade para o homem do interior trabalhar e melhorar sua vida, lá na sua base”, enfatizou.

O projeto prevê, ainda, a inclusão de mais de mais nove municípios, a partir de 2009: Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba, que, juntamente com Autazes, Manaquiri, Careiro da Várzea e Careiro-Castanho formam os 13 municípios do pólo 10 do programa Territórios da Cidadania.

 
Fonte: Adalto Guilherme Xavier Gil – MTb nº 05/AM

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)