Quinta-feira, 23 de setembro de 2010 - 09h20
A produção de cacau da área do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na Superintendência da Ceplac, na Bahia, no ano agrícola 2009-2010, vem superando as expectativas com previsão de fechar em duas mil arrobas ante apenas 363 na safra anterior. Embora a safra atual ainda não tenha terminado, o Cepec comemora o expressivo aumento da produção resultante da aplicação do manejo integrado do cacaueiro preconizado pelos pesquisadores e extensionistas da Ceplac.
O chefe do Cepec, Adonias Castro Virgens Filho, afirma que também foi fator determinante o reforço da mão de obra terceirizada que supriu à demanda de mais de quatro anos diante do quadro deficiente de pessoal de campo devido aposentandorias.
Para o agente de atividades agropecuárias da Estação Experimental Arnaldo Medeiros (ESARM) da Ceplac, Ércio Almeida Soares, além da contratação, a boa quantidade de chuvas bem distribuídas ao longo do ano e o clima favoreceram o aumento na produção. “A Ceplac vinha trabalhando com parte do seu quadro efetivo e sem condições de fazer os tratos culturais necessários”, acrescentou.
Segundo Soares, o manejo integrado com poda, desbrota, retirada de sombra, remoção de vassoura-de-bruxa, roçagem e colheita no tempo certo são fundamentais para bom cultivo do cacau. “Se houver um espaçamento maior de tempo que três semanas, a colheita pode ser comprometida com a perda frutos”, frisou, acrescentando que os resultados alcançados demonstram cabalmente que o manejo integrado da vassoura-de-bruxa traz a expansão e incrementa a produtividade de cacau.
Fonte: Estagiária ACS/Ceplac/Sueba/Karina Lins
Comitê Climático reforça medidas emergenciais e preventivas para o período de estiagem em Rondônia
Com a intensificação da estiagem e os desafios trazidos pela crise hídrica em diversas regiões do estado, o Comitê Permanente de Gestão para Adaptaç
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma ação civil pública na Justiça pedindo a condenação da Usina Hidrelétrica de Jirau por ter degradado
FIERO recebe Denis Minev para diálogo sobre oportunidades para o setor privado na COP30
Nesta segunda-feira, 28, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) recebeu Denis Minev, diretor-presidente da Bemol e enviado especia
Com a chegada da estiagem e o aumento do risco de queimadas, o governo de Rondônia, sob liderança do governador Marcos Rocha, intensificou as ações