Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Preservação da bacia do Jamari ganha aliados


A Prefeitura  de Ariquemes quer  dar início a elaboração de um plano de ação para recuperar a bacia do Jamari, altamente comprometida por conta da degradação ambiental presente  em toda a sua extensão. Essa constatação faz parte do diagnóstico realizado pelas ONGs – Organizações Não Governamentais - Kanindé e da Associação de Defesa Etno Ambiental, de Porto Velho. Representantes dessas entidades estiveram na última quarta-feira (05) em Ariquemes para entregar à administração municipal o resultado dessa pesquisa iniciada em 2003. Esse estudo deverá servir de ponto de partida para o poder público traçar ações para recuperar o rio, cujo estado é crítico. 

Segundo o diagnóstico, a situação da bacia do Rio Jamari segue este mesmo cenário  desde a sua nascente no município de Jorge Teixeira até Porto Velho. "A água não pode ser consumida sem receber o devido tratamento. Isso exige também toda a atenção naqueles momentos de lazer, quando as famílias se reúnem para se banharem no Jamari", afirmou a analista ambiental, Ivaneide Bandeira.

Segundo a bióloga Mônica Nascimento, o estudo foi preciso. Apresenta a realidade socioeconômica, dados da vegetação, solos, fauna, clima, hidrologia e geologia. Toda a região foi mapeada, aumentando ainda mais a precisão do trabalho, que agora será realizado em parceria com a Prefeitura.

"Somos parceiros. A Prefeitura não medirá esforços para ajudar na preservação do meio ambiente. Este é um dos nossos compromissos com a comunidade", afirmou Glauco Kozerski, engenheiro florestal, da Prefeitura de Ariquemes.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)