Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Preservação da bacia do Jamari ganha aliados


A Prefeitura  de Ariquemes quer  dar início a elaboração de um plano de ação para recuperar a bacia do Jamari, altamente comprometida por conta da degradação ambiental presente  em toda a sua extensão. Essa constatação faz parte do diagnóstico realizado pelas ONGs – Organizações Não Governamentais - Kanindé e da Associação de Defesa Etno Ambiental, de Porto Velho. Representantes dessas entidades estiveram na última quarta-feira (05) em Ariquemes para entregar à administração municipal o resultado dessa pesquisa iniciada em 2003. Esse estudo deverá servir de ponto de partida para o poder público traçar ações para recuperar o rio, cujo estado é crítico. 

Segundo o diagnóstico, a situação da bacia do Rio Jamari segue este mesmo cenário  desde a sua nascente no município de Jorge Teixeira até Porto Velho. "A água não pode ser consumida sem receber o devido tratamento. Isso exige também toda a atenção naqueles momentos de lazer, quando as famílias se reúnem para se banharem no Jamari", afirmou a analista ambiental, Ivaneide Bandeira.

Segundo a bióloga Mônica Nascimento, o estudo foi preciso. Apresenta a realidade socioeconômica, dados da vegetação, solos, fauna, clima, hidrologia e geologia. Toda a região foi mapeada, aumentando ainda mais a precisão do trabalho, que agora será realizado em parceria com a Prefeitura.

"Somos parceiros. A Prefeitura não medirá esforços para ajudar na preservação do meio ambiente. Este é um dos nossos compromissos com a comunidade", afirmou Glauco Kozerski, engenheiro florestal, da Prefeitura de Ariquemes.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)