Sábado, 19 de abril de 2014 - 08h04
Nos dias 03 e 04 de Março de 2014, a Ecoporé promoveu uma visita guiada aos estudantes da Escola Estadual Aluízio Pinheiro, em Rolim de Moura, Escola Municipal Angélica de Jesus e a Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, ambas de Novo Horizonte.
A ação teve três etapas iniciada primeiramente com uma palestra do coordenador de Áreas Degradadas do projeto, Marcos Antônio de Souza, que mostrou aos participantes o trabalho que está sendo realizado e as formas de recomposição de áreas degradadas.
Ele destacou ainda sobre a importância de recuperar as matas ciliares. Logo em seguida, eles conheceram a estrutura do viveiro e as etapas de produção de mudas, os cuidados essenciais e necessários com o viveiro e as sementes.
Cerca de 90 estudantes e 10 professores participaram desta ação de Educação Ambiental desenvolvida no projeto Viveiro Cidadão, executada pela Ecoporé e que conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
A professora de biologia Sueli Bim, da escola Aluízio Pinheiro, falou sobre a preocupação da escola com a Educação Ambiental dos alunos. “Nós temos grande interesse com essa temática e estamos sempre buscando o envolvimento deles na conscientização da preservação ambiental. Mas é preciso ultrapassar a teoria e observar na prática o que é discutido em sala de aula e essa visita é essencial para mostrar isso”, disse a professora.
A estudante Larissa Emili, bastante entusiasmada, ressaltou a importância desta atividade. “Essa experiência educacional é fundamental para nosso crescimento. Eu adquiri informações sobre o plantio de árvores, a recuperação de solo e o que aprendi aqui repassarei aos meus amigos da escola”, falou.
Áreas degradadas e em recuperação
Na segunda etapa da atividade foi realizada a visita a uma área degradada e a terceira etapa foi visitada outra área, a qual encontra-se em processo de recuperação.
Foi a oportunidade de conhecer os problemas decorrentes da degradação, os efeitos na natureza e os impactos na vida do homem.
“É preciso entender a realidade e atuar para transformá-la. As visitas práticas além de educacionais fortalecem o aprendizado, transformando as crianças e jovens em protagonistas”, disse Paulo Bonavigo, o coordenador de Educação Ambiental do projeto.
Visitas
Nos dias 13, 14, 15 e 20, 21, 22 de Maio, a Ecoporé promoverá mais visitas guiadas envolvendo seis turmas da Escola Polo José Veríssimo, de Novo Horizonte, ao Viveiro Cidadão.
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual