Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura realiza campanha contra queimadas urbanas


Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) estão visitando os moradores de Porto Velho para explicar a importância de não realizarem queimadas urbanas. Na quarta-feira (7), servidores do órgão municipal, militares do 5º BEC e integrantes do Corpo de Bombeiros estiveram no bairro Areal da Floresta, zona Sul da cidade.

De acordo com Lucinara Camargo, do Departamento de Gestão e Políticas Ambientais, os técnicos da Sema e parceiros conversaram com os moradores e prestaram informações sobre os malefícios causados pelas queimadas, tanto para o homem quanto para o meio ambiente. Além da conversa “olho no olho”, deixaram panfletos explicativos, inclusive sobre as penalidades para quem for flagrado queimando lixo no quintal ou em via pública.

Lucinara disse que a fumaça produzida pelas queimadas urbanas vão muito além da simples poluição do planeta. “A fumaça afeta diretamente a saúde das pessoas e o primeiro a sofrer as consequências é o autor da queimada, visto também ser ele o primeiro a inalar a fumaça”, observou.

Ainda sobre as consequências para a saúde humana, Lucinara afirma que as queimadas não causam apenas problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. “Quanto mais escura a fumaça mais tóxica ela é e pode causar até câncer. É o que pode ocorrer, por exemplo, quando se queima pilhas, plásticos ou pneus, dentre outros”, alertou.
Com relação às multas para quem realiza queimadas urbanas, a técnica da Sema informa que são altas. Variam de R$ 2.600,00 a 5 milhões. “Depende da gravidade do crime praticado pela pessoa”, disse.

Fonte: Augusto José

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat