Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura e consórcio italiano estudam parcerias no campo


O consórcio SIR (Societá Cooperativa Sociale) com sede em Milão, na Itália, manteve encontro nesta terça-feira (16) com o prefeito Roberto Sobrinho para tratar da possibilidade de parcerias com o município de Porto Velho.

O consórcio SIR já trabalha no distrito de Nova Califórnia, através do projeto Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado), com a Associação dos Pequenos Agri-silvicultores da região e com o apoio da Prefeitura. O Reca tem hoje mil famílias envolvidas direta (300) e indiretamente (700) no programa.

Roberto Sobrinho informou aos italianos sua preocupação com a alimentação dos 23 mil operários que irão trabalhar nas usinas hidrelétricas do Madeira. “Esta gente toda terá que se alimentar, e nós temos que organizar e apoiar os nossos produtores locais de alimentos. Se isto não for feito, os alimentos virão certamente de outras regiões do país e todos perderemos. Basicamente estamos atuando no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e queremos replicar a experiência vitoriosa dos produtores da Linha Progresso, que, usando técnica israelense de plantio, acabaram com a lenda de que as terras de Porto Velho não são boas para o cultivo”, complementou.

Umberto Zandrini, presidente da SIR, esclareceu que sua entidade apóia diretamente a comercialização dos produtos, adquirindo balcões frigoríficos, construindo armazéns para  castanhas e envazadora para pacotes de 100 gramas. “Vamos levar adiante as conversações com a Prefeitura e já estudamos a data para a realização de um seminário sobre o tema”, diz Zandrini.

Também participaram da reunião a secretária Josélia Saraiva, da Agricultura; o coordenador do projeto Reca, Andréa Peruzzo; e a responsável pela área de projetos da SIR, Pia Negrini. 

Fonte: Ascom 

 

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat