Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Pontos de reativação de incêndios são combatidos no Parque Guajará-Mirim na Operação Temporã 1


Pontos de reativação de incêndios são combatidos no Parque Guajará-Mirim na Operação Temporã 1 - Gente de Opinião

O trabalho para cessar as chamas no Parque Estadual Guajará-Mirim, determinado pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem sido a missão diária na região e avança para a fase de busca de pontos de reignição, ou seja, fagulhas que podem provocar o reinício de incêndio em locais já combatidos.

Para Marcos Rocha, é imprescindível o monitoramento que está sendo realizado e que reforça o trabalho de extinção das chamas que ficam escondidas em meio à vegetação, dentro de grandes árvores.

"Todo o trabalho continua de forma incessante desenvolvido no Parque Estadual Guajará-Mirim. Todas as equipes estão concentradas no combate às queimadas e, consequentemente, na preservação do meio ambiente”, ressaltou Marcos Rocha ao acrescentar que o combate também é feito em todos os pontos sensíveis do estado.

OPERAÇÃO TEMPORÃ

O trabalho, que faz parte do prosseguimento da Operação Temporã, um esforço conjunto dos órgãos estaduais e federais para conter os incêndios, se desdobra em diversas frentes, desde o combate direto ao fogo, fiscalização para inibir crimes ambientais, até a conscientização dos moradores.

Na manhã da quarta-feira (11), uma equipe composta por bombeiros militares, percorreu um caminho de mais cinco quilômetros mata adentro para combater os pontos que ainda poderiam reiniciar o fogo. Trata-se de um trabalho de rescaldo, considerado importante nas áreas em que ocorreram atuação de combate a incêndio florestal.

A Polícia Militar (PMRO) garante a segurança de toda a equipe, com militares, inclusive, do Batalhão de Polícia Ambiental. Além de realizar abordagens preventivas em pontos estratégicos, juntamente com o Exército Brasileiro. Ao mesmo tempo, bombeiros estão realizando um trabalho de conscientização e preservação, com distribuição de panfletos à comunidade da região.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância da união de esforços para combater esses crimes ambientais e proteger o patrimônio natural do estado. A ação reúne o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), Polícia Militar (PMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Gerência de Aviação do Estado de Rondônia (Gave), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER- RO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Exército Brasileiro, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Justiçado Estado de Rondônia (TJRO) e Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE). 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)