Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Policiais ambientais participam de Curso


O major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o PM ambiental Rosenildo Pereira vão participar do VII Curso de Aperfeiçoamento em Direito Ambiental, oferecido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), através do Programa Caleidoscópio.

O curso será ministrado em Guajará-Mirim, RO, no período de 25 de novembro a 02 de dezembro de 2007, com objetivos de oferecer as ferramentas jurídicas disponíveis para a preservação do meio ambiente, tornando os participantes aptos a definir áreas de ação prioritária, por meio de uma visão estratégica do processo, incluindo mecanismos de prevenção e repressão às infrações e aos crimes ecológicos.

Ainda com a meta de preparar advogados e demais profissionais da área jurídica para a obtenção de resultados efetivos em ações ambientais no Brasil, a expectativa é que os participantes reflitam de modo crítico e multidisciplinar, para entender melhor o panorama da conservação da natureza e os sistemas nacional e regional de política ambiental.

Bacharel em Direito, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, o major Josenildo Nascimento, tem como área de desafio para a realização do curso, o avanço do desmatamento, pressão fundiária sobre áreas protegidas, urbanização sem critério ambiental, em especial a aplicação do direito na esfera administrativa e criminal atinentes aos casos de degradação do meio ambiente.

O bacharel em Direito, PM Rosenildo Pereira, tem como principal área de desafio, combater desmatamentos, queimadas e poluição de qualquer natureza.

Coordenação Acadêmica

O Coordenador Acadêmico do curso é Aurélio Virgílio Veiga Rios, Subprocurador Geral da República, responsável pela elaboração do plano de ensino e a programação, além de acompanhar o curso do ponto de vista didático, garantindo a sua qualidade acadêmica.

Equipe de Professores

Os instrutores e palestrantes contratados são advogados, promotores, procuradores, professores universitários e pesquisadores, todos especialistas e atuantes na área de direito ambiental no Brasil.

Fonte: Marlene Mattos

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)