Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Policiais ambientais participam de Curso


O major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o PM ambiental Rosenildo Pereira vão participar do VII Curso de Aperfeiçoamento em Direito Ambiental, oferecido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), através do Programa Caleidoscópio.

O curso será ministrado em Guajará-Mirim, RO, no período de 25 de novembro a 02 de dezembro de 2007, com objetivos de oferecer as ferramentas jurídicas disponíveis para a preservação do meio ambiente, tornando os participantes aptos a definir áreas de ação prioritária, por meio de uma visão estratégica do processo, incluindo mecanismos de prevenção e repressão às infrações e aos crimes ecológicos.

Ainda com a meta de preparar advogados e demais profissionais da área jurídica para a obtenção de resultados efetivos em ações ambientais no Brasil, a expectativa é que os participantes reflitam de modo crítico e multidisciplinar, para entender melhor o panorama da conservação da natureza e os sistemas nacional e regional de política ambiental.

Bacharel em Direito, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, o major Josenildo Nascimento, tem como área de desafio para a realização do curso, o avanço do desmatamento, pressão fundiária sobre áreas protegidas, urbanização sem critério ambiental, em especial a aplicação do direito na esfera administrativa e criminal atinentes aos casos de degradação do meio ambiente.

O bacharel em Direito, PM Rosenildo Pereira, tem como principal área de desafio, combater desmatamentos, queimadas e poluição de qualquer natureza.

Coordenação Acadêmica

O Coordenador Acadêmico do curso é Aurélio Virgílio Veiga Rios, Subprocurador Geral da República, responsável pela elaboração do plano de ensino e a programação, além de acompanhar o curso do ponto de vista didático, garantindo a sua qualidade acadêmica.

Equipe de Professores

Os instrutores e palestrantes contratados são advogados, promotores, procuradores, professores universitários e pesquisadores, todos especialistas e atuantes na área de direito ambiental no Brasil.

Fonte: Marlene Mattos

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)