Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Polícia Ambiental firma parceria com ONG Pedra Bonita


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental firma parceria com a ONG Pedra Bonita no desenvolvimento do Projeto de Agroecologia a ser implantado no Distrito da Triunfo, envolvendo uma média de 33 agricultores, em um processo de capacitação, com oficinas sobre sistemas agroflorestais, gerenciamento da propriedade, comercialização da produção agrícola, uso defensivo do fogo, fitoterapia, agricultura agroecológica, reflorestamento de áreas degradadas e legislação ambiental, com duração de 40 horas por cada capacitação.

De acordo com o major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental, o projeto ainda está em estudo, mas as discussões com as parcerias já estão bem avançadas. A preocupação é de não criar expectativas além das possibilidades reais de cada participante. De acordo com a realidade dos agricultores da localidade e da experiência da ONG Pedra Bonita no Cujubizinho e do Projeto Piloto da Emater realizado em outras áreas, a implantação do Projeto é viável tanto no sentido econômico, quanto na mudança de comportamento do agricultor que poderá ser direcionado para o uso sustentável dos recursos naturais, aumentando sua responsabilidade sócio-ambiental e ajuste a Legislação Ambiental.

Na sala de reuniões do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, estiveram reunidos as policiais militares PM Cássia Aparecida Mota e a cabo Sinesia Lopes da Silva (Educação Ambiental do BPA), Irany Fernandes Pereira e Francisco de Assis Sobrinho (Emater), Maria Auxiliadora Ortiz (ONG Pedra Bonita) e o sargento Nilton Roberto (engenheiro florestal/BPA) para "Nosso maior desafio é trabalhar com comunidades do entorno das reservas adquiridas, para apontar alternativas de geração de renda compatíveis com a preservação ambiental", ressalta o major Josenildo, explicando que a agroecologia é um projeto que se desenvolve com rapidez entre os trabalhadores rurais.

Fonte: Lenilson Guedes

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat