Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PF deverá plantar 41 mil mudas de árvores nos próximos meses



Iniciativa faz parte do programa Carbono Neutro, desenvolvido desde o ano passado pela instituição. No total, já foram plantadas mais de 30 mil mudas que compensaram emissões de carbono realizadas no ano de 2007


A Polícia Federal já se prepara para plantar a partir do mês de outubro mais de 41 mil mudas de árvores. A iniciativa faz parte do Programa Carbono Neutro da instituição, criado em 2008.

Desde a criação do projeto, a PF já plantou mais de 30 mil mudas nos 27 estados brasileiros. A medida foi feita para compensar a emissão de 17,3 toneladas de gás carbônico pela instituição ao longo do ano de 2007.

Neste ano, os plantios serão realizados pelas Superintendências Regionais (localizadas nas capitais dos estados) e pelas delegacias localizadas em cidades do interior. A definição do cronograma do plantio levará em conta o clima de cada região do país: a intenção é aproveitar as melhores condições meteorológicas para o desenvolvimento das mudas.

O plantio é realizado em locais cedidos por órgãos municipais e estaduais e procura, sempre que possível, contar com a participação das comunidades locais.

Para calcular o total de emissões, foram levadas em conta informações como o gasto de combustíveis nas viaturas, gasto de energia elétrica e até mesmo números de passagens aéreas compradas pelo órgão. Os cálculos são feitos por uma equipe de servidores da própria Polícia Federal.

A Polícia Federal foi o primeiro órgão público a tomar este tipo de iniciativa, e acabou tendo o trabalho reconhecido ao receber o Prêmio Época de Mudanças Climáticas. A PF também foi pioneira ao ingressar no Programa Brasileiro “GHG Protocol” (Greenhouse Gas Protocol), e hoje é um dos membros fundadores. O programa é coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, o World Resources Institute, o World Business Council for Sustainable Development e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)