Quarta-feira, 23 de janeiro de 2008 - 08h55
Agência Brasil
Brasília - Cientistas e pesquisadores do Brasil e do exterior estão reunidos esta semana em Belém para realizar uma ação inédita na Amazônia. O grupo, formado por mais de 30 pessoas, começa hoje a "caçar" raios no céu do Pará, dentro do Primeiro Experimento de Raios Induzidos na Amazônia.
Os pesquisadores farão uma análise detalhada dos raios captados e os dados levantados servirão para subsidiar pesquisas em diversas áreas.
As informações poderão ser usadas para a melhoria das condições de segurança das linhas de transmissão de eletricidade e o aperfeiçoamento das previsões da Defesa Civil. Além disso subsidiarão estudo inédito das emissões de raios X e raios Gama devido às descargas atmosféricas e poderão servir de apoio aos estudos de mudanças climáticas.
Hoje (23) pela manhã, cientistas de duas universidades e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), concedem entrevista coletiva na sede do Centro Técnico e Operacional do Sipam em Belém (CTO/BE), para explicar com detalhes os objetivos, modos de operação e características do Primeiro Experimento de Raios Induzidos na Amazônia.
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)