Quarta-feira, 26 de março de 2008 - 06h39
A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, implantou, em 2005, o Projeto Kamukaia, que visa gerar conhecimentos sobre espécies de valor econômico na Região Norte, com base em ações de pesquisa em ecologia, manejo e monitoramento para recomendar práticas de manejo sustentável que possam fortalecer a economia de produtos florestais não-madeireiros – PFNM - e técnicas de monitoramento da sustentabilidade ecológica, além de promover o intercâmbio de informações mediante uma rede de conhecimento formada por instituições governamentais e não-governamentais atuantes na Amazônia.
Essas ações de pesquisa serão mostradas no Seminário do Projeto Kamukaia – Manejo Sustentável de Produtos Florestais Não-Madeireiros na Amazônia, que acontece na quarta-feira, 26, a partir das 8h, no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco/AC.
Preocupada com esta realidade, a Embrapa Rondônia realiza pesquisas com espécies não-madeireiras e integra uma rede de pesquisa sobre PFNM, da qual também participam a Embrapa Acre, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental e a Embrapa Roraima, e inclui a execução do projeto Manejo Sustentável de Produtos Florestais Não Madeireiros na Amazônia. O nome do Projeto, Kamukaia, foi escolhido por significar, na linguagem indígena, Wapexama “produtos da floresta”.
O potencial dos recursos naturais de Rondônia é muito grande, salienta a pesquisadora da Embrapa Rondônia, Michelliny Bentes-Gama. Embora o aproveitamento de alguns recursos já esteja sedimentado, tal como a madeira, ainda há a necessidade de pesquisas a fim de promover o desenvolvimento de novos mercados e solucionar entraves que impedem o uso racional da madeira e produtos florestais não-madeireiros.
Em Rondônia, a castanha-do-brasil, copaíba, cipó titica e o babaçu foram as espécies estudadas. Os resultados alcançados com a pesquisa em relação à regeneração natural de copaíba e a ecologia do cipó titica serão alguns dos temas abordados pelos pesquisadores Abadio Hermes Vieira e Michelliny Bentes-Gama durante as palestras do Seminário. Os experimentos do Projeto Kamukaia, em Rondônia, foram conduzidos nos Campos Experimentais da Embrapa em Machadinho do Oeste e em Porto Velho.
Outros resultados alcançados pela Rede Kamukaia, liderada pela Embrapa Acre, em parceria com as demais Unidades da Empresa na região Norte, foram a criação de uma base de dados sobre experiências e referências bibliográficas de espécies não madeireiras, testes de metodologias para o estudo ecológico e o manejo de espécies florestais não-madeireiras e diversas publicações científicas em revistas especializadas e na Série Embrapa, bem como monografias e dissertações de mestrado.
Fonte: Embrapa Rondônia
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est