Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Peixes são apreendidos por serem comercializados ilegalmente em supermercado


 
A fiscalização ambiental da Sedam apreendeu cerca de 20 quilos de surubim sendo comercializados abaixo do tamanho permitido em um supermercado da zona sul da capital. A ação foi realizada nesta quarta feira (24) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio-Ambiente (Deccma). 

A fiscalização ambiental da Sedam apreendeu cerca de 20 quilos de surubim sendo comercializados abaixo do tamanho permitido em um supermercado da zona sul da capital. A ação foi realizada nesta quarta feira (24) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio-Ambiente (Deccma). O supermercado foi autuado e deve pagar multa de mil reais por ter cometido o crime.

Segundo a fiscal da Sedam, Lana Cleida Martins, o tamanho permitido para o peixe ser comercializado é de no mínimo80 cm. “Os peixes tinham na média 45 a 50 cm”, disse Lana, por isso houve a apreensão. “O Decreto Federal 6514/2008 proíbe a comercialização do pescado da espécie surubim abaixo da medida especificada”, completou a fiscal.

O mesmo Decreto Federal no artigo 35 pune a infração com multa de R$ 700 reais mais acréscimo de R$ 20 reais por quilo apreendido. A comercialização da espécie com tamanho inferior ao permitido é proibida também pela Lei Federal 9605/98, art. 34, inciso 1 e 3, que prever multa e até detenção de 3 anos.

Os vintes quilos apreendidos foram doados para o Centro Salesiano do Menor, e servirá de alimento às crianças atendidas pela entidade. 
 
Fonte: DECOM 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Alunos de Direito da FIMCA realizam ação ambiental em parceria com a Polícia Militar Ambiental

Alunos de Direito da FIMCA realizam ação ambiental em parceria com a Polícia Militar Ambiental

No último sábado, dia 4 de outubro, os alunos do 4º período A do curso de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA realizaram o pro

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)