Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Peixes são apreendidos por serem comercializados ilegalmente em supermercado


 
A fiscalização ambiental da Sedam apreendeu cerca de 20 quilos de surubim sendo comercializados abaixo do tamanho permitido em um supermercado da zona sul da capital. A ação foi realizada nesta quarta feira (24) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio-Ambiente (Deccma). 

A fiscalização ambiental da Sedam apreendeu cerca de 20 quilos de surubim sendo comercializados abaixo do tamanho permitido em um supermercado da zona sul da capital. A ação foi realizada nesta quarta feira (24) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio-Ambiente (Deccma). O supermercado foi autuado e deve pagar multa de mil reais por ter cometido o crime.

Segundo a fiscal da Sedam, Lana Cleida Martins, o tamanho permitido para o peixe ser comercializado é de no mínimo80 cm. “Os peixes tinham na média 45 a 50 cm”, disse Lana, por isso houve a apreensão. “O Decreto Federal 6514/2008 proíbe a comercialização do pescado da espécie surubim abaixo da medida especificada”, completou a fiscal.

O mesmo Decreto Federal no artigo 35 pune a infração com multa de R$ 700 reais mais acréscimo de R$ 20 reais por quilo apreendido. A comercialização da espécie com tamanho inferior ao permitido é proibida também pela Lei Federal 9605/98, art. 34, inciso 1 e 3, que prever multa e até detenção de 3 anos.

Os vintes quilos apreendidos foram doados para o Centro Salesiano do Menor, e servirá de alimento às crianças atendidas pela entidade. 
 
Fonte: DECOM 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat