Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Pedido de vistas adia votação do projeto que limita venda de terras para estrangeiros



Proposta, que tem relatoria do deputado Genoino, volta para pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na próxima terça-feira (6)

Foi novamente adiada a votação do projeto de lei que limita a venda de terras para estrangeiros na Amazônia. A proposta, que estava na pauta de hoje da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, foi alvo de um pedido conjunto de vistas e os deputados terão duas reuniões para analisá-la. Agora, a expectativa é de que o texto seja votado na próxima terça-feira, dia 6 de outubro.

O deputado federal José Genoino (PT-SP) é o relator da proposta e já deu parecer favorável à restrição. Pelo texto, estrangeiros podem ser donos de terras de até 15 módulos fiscais. O proprietário deverá também ser residente, domiciliado ou instalado no país há pelo menos dez anos. Estrangeiros não poderão ser donos de imóveis rurais nas divisas da Amazônia Legal.

A partir da publicação da nova lei, os imóveis de propriedade de estrangeiros terão seus cadastros submetidos à homologação pelo órgão fundiário federal. Será exigido o cumprimento da função social da propriedade, sob pena de instauração de processo judicial para o cancelamento do título de propriedade e incorporação do imóvel ao patrimônio público e destinação da área para a reforma agrária.

O texto que limita a venda de terras na Amazônia para estrangeiros já foi aprovado nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional e tem caráter terminativo na CCJ. Caso seja aprovado, segue direto para o Senado.

Fonte: Rodrigo Cipriano

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat