Sexta-feira, 6 de julho de 2007 - 23h05

Um dos maiores problemas enfrentado pelos empresários do setor de transportes fluviais em Rondônia é a falta de condições de embarque e desembarque do porto do Cai n'Água as do Rio Madeira, em Porto Velho. Se no verão a situação é crítica, no inverno, quando ocorrem as constantes chuvas torrenciais, as escadarias feitas no próprio solo (barro) ficam lisas e escorregadias. Com a erosão, chegam a quebrar alguns degraus, derrubando passageiros e estivadores, responsáveis pelo desembarque de cargas, reclamam de forma unânime os empresários do setor e os passageiros.
Na verdade, o cais do porto do Cain’Água, em se tratando de portal de entrada de turistas brasileiros (que demandam do amazonas para Rondônia), é uma vergonha embarcar e desembarcar, os passageiros enfrentam uma aventura e fazem peripécias para não escorregarem no caudaloso Madeira, como acontecia nos tempos em que aportavam aqui navios da estirpe de um Lobo D’Almada, Lauro Sodré e Augusto Montenegro.
Nesta época do ano caem sessenta sessenta por cento (60%) as vendas de passagens. O desaquecimento, no entanto, é considerado normal pelos empresários do setor, levando-se em consideração que o incremento das viagens acontece, anualmente, nas férias da maioria das pessoas – assim entendido o período que vai de novembro a março. Mas, os empresários afirmam que a seca dos rios amazônicos, sobretudo o Madeira, contribui para a queda das vendas de passagens.
Outra dificuldade que contribui para o desaquecimento do setor é o período das queimadas, pois a fumaça dificulta imensamente a visibilidade, inviabilizando um maior fluxo de viagens, principalmente entre Porto Velho e Manaus. Como a seca propicia o aparecimento de bancos de areia e a fumaça dificulta a visibilidade de, há o risco de acidentes comuns, como o encalhamento de embarcações, muito comum nos rios amazônicos.

De acordo com os empresários, nos meses de novembro a março as vendas de passagens, normalmente, aumentam em até mais de cem por cento (100%), porque o período das férias coincidem com a cheia dos rios amazônicos, principalmente o Madeira, o que propicia melhores condições de navegabilidade. Mesmo porque, as embarcações trafegam com mais desenvoltura e, assim, a viagem, além de segura, se torna mais rápida.
"No período das férias, a procura é tão grande que, às vezes, há casos de passageiros que ficam no porto sem poder viajar por falta de vagas", observa "Fofão", um antigo agente de vendas que, têm constatado que, quando a concorrência de barcos é grande, os preços das passagens caem em até 20%. "É o caso da oferta e da procura, mas não existe concorrência desleal", garantem.
Fonte: Gentedeopinião
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)