Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Operação Parakanã embarga 3,2 mil ha de desmatamentos



Belém (22/06/2011) – O Ibama aplicou R$ 17,1 milhões em multas e embargou 3,2 mil hectares de áreas ilegalmente desmatadas em Anapu, Pacajá, Novo Repartimento, Altamira e Portel, no sudoeste e centro-oeste do Pará. As ações ocorreram durante a Operação Parakanã, que percorreu os municípios entre 28 de abril e 14 de junho, com o objetivo de combater o desmatamento na região. Além das multas e embargos, foram apreendidos 158 m³ de madeira em tora, 130 m³ do produto serrado, 11 maquinários de duas serrarias clandestinas (serras-fitas, serras-circulares, etc), três tratores, duas motosserras e duas armas.

Os alvos dos agentes eram as áreas desmatadas indicadas pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desenvolvido com apoio do Ibama e Ministério do Meio Ambiente, que monitora o bioma por meio de análise de imagens de satélite.

No total, os agentes confirmaram em campo 58 áreas desflorestadas, a maioria delas em Pacajá, no sudoeste paraense. Com 840 hectares de florestas destruídas na primeira quinzena de junho, segundo estimativa do Deter, o município lidera no momento os índices de desmatamento no estado. Nos próximos dias, o Ibama retorna à região para a operação Parakanã II.

Fonte: Nelson Feitosa / Ibama/PA

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat