Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

ONG: Fim de crédito público para quem desmata Amazônia


Hugo Costa
Agência Brasil


Brasília - O principal mecanismo para frear a degradação da Amazônia é minimizar o crédito para atividades que praticam desmatamento nos estados da região. Quem afirma é o Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon).

Para o pesquisador Adalberto Veríssimo, da organização não-governamental (ONG), as ações emergenciais do governo são importantes, mas é necessário estabelecer um pacto nacional para sanar o problema. "O instrumento mais importante para diminuir o desmatamento é realmente fechar a torneira do crédito dos bancos públicos para o setor que desmata na Amazônia", afirma, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, ao contrário do que dizem os pecuaristas, as atividades ligadas à criação de gado são as principais responsáveis pelo aumento da área desmatada: "A pecuária é a grande atividade da Amazônia. Tanto em área, quanto economicamente. No caso de estados como o Mato Grosso, a maior parte do desmatamento está em municípios tipicamente pecuaristas".

Outros aspectos apontados por Veríssimo são o aumento da produção de soja devido à crescente demanda internacional, a estiagem e a proximidade das eleições, período em que ele diz haver crescimento no número de assentamentos e menor rigor na fiscalização.

Sobre as medidas anunciadas ontem (16) pelo ministério do Meio Ambiente, apesar de considerar que a conjuntura atual dificulta as ações, o pesquisador elogia a postura do governo. "É importante reconhecer que o Ministério do Meio Ambiente tem feito um esforço louvável. Vamos ver os efeito que as ações emergenciais vão ter no curto prazo", comenta.

O Imazon, associado a outras oito ONGs, propôs no início do mês, na Câmara dos Deputados, o estabelecimento de um pacto para zerar os níveis de desmatamento até 2015. O Ministério do Meio Ambiente e os governadores de Mato Grosso e do Amapá manifestaram apoio à iniciativa. Adalberto Veríssimo diz que espera o apoio de outros estados para debater conjunto de medidas. "Precisamos da adesão dos governadores para discutir melhor as propostas do pacto."

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)