Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

ONG Ecoporé doa mudas para recuperação de áreas degradadas em terras indígenas


ONG Ecoporé doa mudas para recuperação de áreas degradadas em terras indígenas  - Gente de Opinião

A ONG Ecoporé realizou na última semana (09/01) a entrega de 735 mudas de espécies nativas e frutíferas à Associação Metareila do Povo Indígena Suruí. A entrega foi realizada ao líder indígena Almir Narayamoga  Suruí.

   As mudas serão plantadas na aldeia Lapetanha, onde moram 150 indíos.

   “Temos a intenção de reflorestar uma área de pasto, montar um viveiro e cultivar plantas frutíferas para produzir alimento e gerar renda à comunidade”, disse o líder.

   A fundadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Ivaneide Barbosa “Neidinha”, também estava presente e parabenizou a equipe pelo excelente trabalho que está sendo realizado.

   O biólogo Marcelo Ferronato, presidente da Ecoporé  falou ainda sobre a possibilidade de promover um curso de Viveiristas para um grupo de indígenas. Eles iriam aprender na prática o processo de produção de mudas, implantação e manutenção de viveiros florestais.

Sete de Setembro

   A terra indígena Sete de Setembro localiza-se próximo aos municípios de Cacoal e Espigão do Oeste, no estado de Rondônia. A área possui cerca de 249 mil hectares e população de aproximadamente 1,3 mil habitantes. Esse é o local em que vive o povo Suruí, composto por quatro clãs: Gamebey, Gabiugui-Rey, Kaban e Makor-Rey.

Fonte: ONG Ecoporé

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)