Terça-feira, 22 de abril de 2014 - 11h40
O Projeto “Viveiro Cidadão” começou a funcionar em agosto do ano passado e até agora 181 produtores rurais de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras- na porção centro sul do Estado de Rondônia- foram cadastrados e atendidos pela Ecoporé, instituição responsável pelo projeto que é patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental. 
Em apenas 4 meses o projeto já havia produzido 144 mil mudas para recuperação e reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares. São mudas de espécies nativas e frutíferas.
A iniciativa tem sido enaltecida pelos produtores da região que estão recebendo as mudas a custo zero, assistência técnica, acompanhamento do plantio e desenvolvimento das plantas.
“Seu Genivaldo José, de Castanheiras, foi um dos produtores rurais contemplados com a distribuição das mudas. Ele procurou a Ecoporé, conheceu mais do projeto, se interessou e realizou o cadastro. Em sua propriedade, através da orientação e assistência do projeto, plantou diversas mudas. “Esse projeto é importante pois vamos poder recuperar as áreas, preservar nossas águas e aprender mais do que é possível fazer para melhorar a terra em que produzimos”, disse.
Em março, deste ano, a Ecoporé concluiu a distribuição das 144 mil mudas produzidas e a previsão é que ao término de dois anos do projeto Viveiro Cidadão 400 mil mudas devam ser plantadas na região para compor os reflorestamentos.
O projeto prevê ainda a disponibilização de insumos, mudas e sementes para reflorestamento de áreas em no mínimo 80 propriedades rurais da Sub-bacia do rio Palha. De acordo com o coordenador geral do Projeto, Marcelo Ferronato, está nesta previsão a recuperação de 130 ha de áreas degradadas.
Já o coordenador de educação ambiental, Paulo Henrique Bonavigo, destaca que a Ecoporé promoverá cursos, oficinas e viagens de intercâmbio para realizar a troca de experiências e conhecimento visando à capacitação e formação dos beneficiados do projeto conscientizando-os sobre a importância de recuperar as matas ciliares.
A adesão do produtor ao Projeto Viveiro Cidadão é voluntária e o cadastro é gratuito.
Fonte: Ascom/ONG Ecoporé
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)