Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Onda de frio entre 10 e 13 de agosto em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.


Deliane Assis
Uol /Jornal do Tempo

Segundo previsão da Somar Meteorologia, duas ondas de frio atingem o Brasil na sequência e vão deixar as temperaturas baixas por um período prolongado no centro e sul do Brasil. A primeira massa polar chega ao Sul do país amanhã e os moradores da Região podem preparar os casacos e cobertas para os próximos dias.

Na tarde de sábado, dia 10, a máxima não deve passar dos 12°C no sul do Rio Grande do Sul e na Serra Geral e dos 15°C no oeste e sul do Paraná. Já na madrugada de domingo, 11, a mínima fica negativa nos Campos de Cima da Serra Geral e entre 0°C e 3°C no interior gaúcho e catarinense e no sul e oeste do Paraná. A segunda onda de frio será mais intensa entre a tarde do dia 14 e a madrugada do dia 15 de agosto na Região Sul. Novamente esperam-se máximas inferiores aos 12°C na Serra Geral e na casa dos 15°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Na madrugada do dia seguinte, a mínima oscila entre 0°C e 3°C no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná.

No Sudeste, as temperaturas despencam entre os dias 10 e 11 de agosto, com máxima inferior aos 18°C no sul de São Paulo e aos 21°C no centro e sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Depois, entre os dias 13 e 17 de agosto, os termômetros voltam a cair e a máxima fica abaixo dos 18°C no sul e nordeste de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais e dos 21°C no centro e sul do Rio de Janeiro. A mínima ficará mais baixa especialmente na madrugada do dia 15 de agosto, com valores entre 3°C e 6°C no sul de São Paulo e entre 6°C e 9°C no sul de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, depois de alguns dias com calor extremo, a temperatura também entra em declínio a partir do próximo sábado, quando a máxima prevista é de apenas 18°C no sul de Mato Grosso do Sul e de 24°C em Campo Grande e no sudoeste de Mato Grosso. Um novo declínio da temperatura é esperado entre 13 e 14 de agosto, com máximas novamente em torno dos 18°C no sul de Mato Grosso do Sul e dos 24°C em Campo Grande. Já em Goiás, Distrito Federal e no centro, norte e leste de Mato Grosso, não há previsão de mudança nas temperaturas nos próximos 15 dias.

No Nordeste, as temperaturas já estão mais baixas em algumas regiões e vão continuar com máximas entre 24°C e 27°C até a próxima terça-feira, dia 13, no centro e leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco e da Paraíba. No dia 14 de agosto, o calor predomina em toda a Região, mas a partir do dia 15, a temperatura volta a cair no centro e leste do Nordeste, permanecendo mais baixa até pelo menos 21 de agosto.

As ondas de frio previstas para o centro e sul do Brasil pouco vão influenciar a temperatura na Região Norte nestes próximos 15 dias. Segundo os meteorologistas da Somar, esperam-se apenas tardes menos quentes entre os dias 10 e 13 de agosto em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)