Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Onça-pintada é transferida para Uberlândia


 Onça-pintada é transferida para Uberlândia - Gente de Opinião

Após viver um ano no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), construído pela Santo Antônio Energia no campus da Universidade Federal de Rondônia, a onça-pintada Tom, como é chamada desde pequena, recebeu destinação do Ibama para ser encaminhada a o Zoológico de Uberlândia, em Minas Gerais.

Ontem, segunda-feira, dia 6, a equipe de fauna contratada pela concessionária realizou o procedimento de mudança do animal de oito anos de idade e mais de 60 quilos. Ele foi atraído com pedaços de carne para uma caixa de cerca de 150 quilos, construída especialmente para seu transporte que foi feito de carro até o aeroporto de Porto Velho, onde ocorreu o embarque para Minas Gerais durante esta madrugada. No zoológico de Uberlândia Tom será recebido por uma “namorada”. A expectativa dos veterinários é que a reprodução em cativeiro ocorra com sucesso.

A onça vivia no Parque Natural de Porto Velho e se mudou para o Cetas após uma solicitação do Ibama, em janeiro do ano passado. No centro, o animal teve a alimentação preparada por equipe técnica de biólogos e médicos veterinários e também a adaptação necessária para felinos, por meio do enriquecimento dos recintos. Juliano Tupan Coragem, biólogo da Santo Antônio Energia, conta que ambientes enriquecidos tornam o animal menos estressado, porque dá a oportunidade de interação com as estruturas do recinto. Por isso, o local onde Tom morou foi preparado com galhos, troncos, grama e lago para banho.

Instalado na Universidade Federal de Rondônia, o Cetas abriga, hoje, animais resgatados na área de influência da usina hidrelétrica Santo Antônio que precisam de cuidados veterinários para serem reinseridos no meio ambiente e também animais provenientes de apreensões do Ibama, que ficam em instalações separadas. O objetivo do centro de triagem é tratar animais para soltura e abrigar os apreendidos, portanto, não é permitida a visitação.

Informações: www.santoantonioenergia.com.br

Fonte: Maurício Vasconcelos
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat