Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008 - 10h27
A quem propõe a internacionalização da região amazônica como forma de protegê-la, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, advogado Hélio Vieira, vai logo perguntando se também devemos propor a internacionalização das reservas de petróleos e do arsenal nuclear dos países desenvolvidos, que pode representar uma ameaça ainda maior a humanidade? “Sou humanista e preservacionista, mas não aceito essa idéia de internacionalização da Amazônia. Nós, brasileiros é que temos de demonstrar nossa capacidade e competência para gerir a floresta de forma sustentável”, reafirmou Hélio, durante a sessão de abertura dos trabalhos do Conselho Seccional da OAB, na última sexta-feira, quando foram iniciados os debates sobre o tema.
Na oportunidade, o gerente-geral do Ibama (Instituo Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis e do Meio Ambiente) em Rondônia, Oswaldo Pitalluga, fez uma exposição sobre a conservação da floresta e desmontou alguns mitos sobre essa estória de internacionalização da Amazônia. Segundo Pitalluga, o foco do debate deve ser outro, voltado para o uso sustentado dos recursos naturais disponíveis na floresta. “Há muita gente que fala contra a internacionalização que são os maiores predadores da floresta e é para esse tipo de comportamento que devemos ficar atentos”, disse, manifestando sua descrença em relação a uma possível tomada da região pelas nações mais ricas do mundo.
Nesse contexto a posição manifestada pelo presidente da OAB Rondônia converge com a posição do Ibama. Hélio Vieira vem sustentando que a população da região que não concorda com a simples e pura destruição da floresta deve cobrar das autoridades maiores investimentos na fiscalização das reservas, maior investimento no combate ao analfabetismo da população e apoio institucional com mais fiscalização das fronteiras com outros países para evitar presença indesejáveis no território brasileiro.
A OAB pretende realizar nova sessão de seu Conselho Seccional nos próximos dias para continuar o debate sobre a questão. Segundo Hélio Vieira, até na campanha presidencial do Estados Unidos tratam do assunto Amazônia, relativizando a soberania do Brasil e de outros países da América do Sul sobre a região. “Há um histórico de manifestação de dirigentes internacionais que demonstram o interesse das noções ricas sobre a Amazônia”, alerta Hélio Vieira.
Fonte: OAB-RO
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)