Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

No Cone Sul, governo garante ações de monitoramento e preservação de espécies animais e vegetais do Parque Estadual de Corumbiara


Ações de fiscalizações garantem a preservação do Parque Estadual - Gente de Opinião
Ações de fiscalizações garantem a preservação do Parque Estadual

Uma das maiores belezas do estado de Rondônia, o Parque Estadual de Corumbiara, conserva três importantes biomas naturais: áreas de pantanal, floresta amazônica e serrado, sendo monitorado e preservado com ações realizadas pelo governo estadual.

O foco é garantir a proteção dos recursos naturais e manter as funções ecológicas do meio ambiente, incluindo a biodiversidade e as populações tradicionais.

De acordo com o responsável pela área de conservação, Raimundo Dimas, o governo vem desenvolvendo três grandes frentes de proteção ambiental, a exemplo das plantas lenhosas, aves, animais e borboletas.

Segundo ele, um total de dez colaboradores atuam no trabalho, além do apoio efetivo de outros parceiros na preservação da unidade, como Polícia Ambiental, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros.

Outra importante medida de preservação tem sido as palestras realizadas com os moradores das comunidades que residem ao entorno do Parque Estadual.

Raimundo Dimas, gestor do Parque Estadual, destaca as ações desenvolvidas pelo Estado - Gente de Opinião
Raimundo Dimas, gestor do Parque Estadual, destaca as ações desenvolvidas pelo Estado

Em cada bioma, segundo o gestor, o serviço de conservação é complexo e delicado. No período seco, os focos de calor levam riscos às áreas de serrado, podendo causar incêndios e inviabilizar o habitat natural de aves e outros animais. “Temos feito a proteção do espaço diuturnamente, garantindo, assim, que o meio ambiente não sofra agressões”, disse o responsável pela unidade.

Há treze anos como gestor do Parque Estadual, Dimas garante ainda que, por meio de ações permanente do Estado, existem mais de vinte monitoramentos e fiscalizações em andamento para proteger a unidade de conservação, que, segundo dados oficiais, encontra-se numa área de 424.339, 11 hectares, abrangendo os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis e Corumbiara.

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)