Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Nível dos rios da Amazônia volta a subir


 

Aos poucos, os rios da Bacia Amazônica começam a recuperar o nível das águas. Mas ainda deve demorar para que situação volte ao normal. Há 12 dias seguidos, o nível do Rio Negro vem subindo.

A marcação é feita por uma régua. É a mesma que, em 24 de outubro, registrou a maior seca desde 1902, quando começaram as medições. Desde o dia do recorde, o Rio Negro já subiu 47 centímetros. Ainda não é suficiente para mudar a paisagem, que continua bastante seca. Mas é um forte indício que o período de estiagem pode ter chegado ao fim.

"Nós acreditamos que já seja a enchente porque estamos nesse período", disse Valderino Pereira, chefe da medição do Porto de Manaus. No interior do estado, no entanto, a estiagem continua causando problemas. Quarenta municípios do estado do Amazonas ainda estão em estado de emergência. Mas, na região do Rio Solimões, aos poucos, os barcos voltam a navegar."Graças a Deus está terminando. Foi uma das batalhas mais fortes que a gente teve", avaliou Marcos Rodrigues, gerente de embarcação. Em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) acompanha permanentemente o nível dos rios com coleta de dados de cerca de 20 mil postos de observação em todo o Brasil. As informações são levadas para a Sala de Situação. Foi a partir de avaliações feitas pelos especialistas em recursos hídricos da ANA que a agência, no início de setembro, divulgou o primeiro alerta de que poderia haver uma das maiores vazantes da Bacia Amazônica nos últimos cem anos. De acordo com o superintendente da agência, Joaquim Gondim, a retomada do nível dos rios depende não só da chuva no Brasil, mas também nos países vizinhos, que contribuem com 37% da quantidade de água da Bacia Amazônica. "Nós temos contribuições vindas da Colômbia, do Peru, do Equador e mesmo da Bolívia. Então, choveu pouco nesses países nesses últimos meses", contou Gondim.

Uma parte no mapa mostra que, de junho a setembro, a estiagem foi severa em toda a região ocidental da Amazônia. Mas nas ultimas semanas, as chuvas voltaram a cair área.

(Fonte: De olho no tempo, com informações Globo Rural)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)