Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Nível dos rios da Amazônia está subindo



Agência Brasil

Brasília - Os rios da Região Amazônica estão subindo com o período das chuvas. De acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do Rio Negro subiu 12 centímetros de ontem (11) para hoje (12).

Nesta quarta-feira, a régua que mede o nível do Rio Negro, no Porto de Manaus, indicou 19,22 metros. Ainda está longe das cotas máximas atingidas todos os anos no período de cheia. Em 2010, ano marcado pelas secas dos rios, essa cota foi de 27,96 metros. Em 2009, o rio teve a maior cheia registrada e a régua chegou a indicar 29,77 metros. No ano anterior, a cota foi de 28,62 metros.

De acordo com a engenheira do CPRM, Jussara Cury Maciel, o nível está dentro da normalidade para esta época do ano. “O nível de todos os rios está subindo como geralmente acontece neste período. Em fevereiro, vamos ter uma noção melhor se o rio vai subir muito ou não”. Os rios da Região Amazônica atingem as cheias entre maio e agosto.

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat