Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Valverde apresenta proposta


O deputado Federal Eduardo Valverde(PT/RO), apresentou o Projeto de Lei que cria o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas e o Plano Nacional de Mudanças Climáticas. Pela proposta, os fundos serão mantidos a partir dos recursos da extração do petróleo.

De acordo com Valverde, a lei 9478/97 já prevê a participação sobre a receita bruta da produção de petróleo e gás, porém a sua utilização sofre restrição, não podendo ser utilizada na questão climática.

Com a proposição, ficam estabelecidos, a destinação de 10% ao Ministério do Meio Ambiente (MMA)para pesquisas relacionadas às fragilidades ambientais ligadas à extração e manuseio do petróleo e 20% ao Ministério de Minas e Energia, para o financiamento de estudos e serviços de geologia e geofísica aplicados à prospecção de petróleo e gás natural.

Para o parlamentar petista, a arrecadação de cerca de R$1 bilhão ao ano pelo MMA pode ser melhor aproveitada, e, seu projeto vem justamente abranger a utilização desse valor, destinando parcelas ao estudo e desenvolvimento de ações que levem a utilização de fontes limpas de energia e de adaptação e de estudos que combata as emissões de poluentes.

" Dados da ONU apontam que o Brasil se encontra entre os cinco países que mais contribui para as emissões de gases que geram o efeito estufa, e nossa concorrência se dá através das queimadas que ocorrem rotineiramente na Amazônia e centro-oeste brasileiro. A idéia do projeto, é buscar antídoto a esse veneno, e a partir dos recursos da extração do petróleo, grande vilão do efeito estufa, fomentar o Fundo de Mudanças Climáticas", ressaltou.

Fonte: Leila Brito

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)