Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Moreira Mendes diz que projeto sobre rastreabilidade dará confiabilidade ao produto



Depois de cerca de 45 dias de intenso trabalho, os parlamentares da Subcomissão da Rastreabilidade – criada pela Comissão de Agricultura da Câmara - aprovaram na de ontem, 28, por unanimidade, o relatório do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), que propõe a reformulação das normas de rastreabilidade dos rebanhos bovino e bubalino no Brasil.

De acordo com o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Subcomissão da Rastreabilidade, o anteprojeto de lei apresentado hoje é resultado do esforço conjunto de vários parlamentares, técnicos e especialistas no assunto. “É uma proposta muito simples, objetiva, que o grande e o pequeno produtor brasileiros poderão cumprir facilmente”, disse ele, acrescentando que, ao mesmo tempo, “a proposta é robusta o suficiente para dar confiabilidade ao nosso produto no mercado internacional”.

O anteprojeto de lei estabelece que a principal medida de rastreabilidade será a obrigatoriedade de marca de fogo ou de tatuagem nos animais. O documento prevê que, se governo exigir outro instrumento de rastreabilidade, deverá arcar com os custos desse instrumento.

Ao apresentar o relatório, o deputado Abelardo Lupion defendeu o fim do atual sistema de rastreabilidade (Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos - Sisbov), pois considera sua implementação impossível para os pequenos produtores. Ele lembrou que o Sisbov também foi criticado pela União Européia, que restringiu as importações de carne do Brasil.

Agilidade

Moreira Mendes antecipou que a proposta será submetida ao plenário da Comissão de Agricultura já na semana que vem. A idéia, segundo ele, é possibilitar um debate o mais amplo possível, a fim de fortalecer a proposta. Depois do acolhimento do relatório e sua aprovação pela Comissão da Agricultura, os parlamentares iniciarão a coleta de assinaturas dos líderes da Casa para colocar a matéria na pauta de votações do plenário com a máxima urgência, já na forma de projeto de lei. “Estamos mostrando ao mundo que estamos cumprindo o nosso dever”, resumiu Moreira Mendes.

Fonte: Claudivan Santiago C/ informações da Agência Câmara

 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Catadores retiram mais de 12 toneladas de resíduos do espaço da 13ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Catadores retiram mais de 12 toneladas de resíduos do espaço da 13ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Como parte da política pública de Economia Solidária, desenvolvida pelo governo de Rondônia, catadores de materiais recicláveis participaram de mais

Com previsão de seca extrema, combate às queimadas é reforçado em Porto Velho

Com previsão de seca extrema, combate às queimadas é reforçado em Porto Velho

Atenta às previsões que indicam um segundo semestre marcado por forte estiagem e altas temperaturas em toda a Amazônia Legal, a Prefeitura de Porto

Cooperativismo e sustentabilidade: o legado que transforma resíduos em dignidade em Rondônia

Cooperativismo e sustentabilidade: o legado que transforma resíduos em dignidade em Rondônia

Ji-Paraná, RO — O desenvolvimento econômico ganha um significado muito mais profundo quando deixa de apenas atender a emergências e passa a fixar op

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)