Terça-feira, 30 de setembro de 2008 - 16h41
Ministro Minc anuncia grupo interministerial para combater desmatamento em Rondônia
Com o anúncio nesta segunda-feira (29) pelo ministro do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc, da criação de um grupo interministerial para definir estratégias de combate ao desmatamento, o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT), solicitou hoje, ao ministro, que os parlamentares da bancada do Norte também integrem este comitê. Rondônia tem aparecido ao lado de Mato Grosso, como um dos estados com maiores índices de desmatamento.
Segundo Valverde, além dos cinco ministérios envolvidos, entre eles Casa Civil e Ministério da Justiça, o legislativo precisa ser ativo nessa demanda, visto que somente com legislações mais rígidas poderá haver medidas coercivas de combate ao desmatamento.
"O desmatamento é uma questão tão séria que precisamos legislar com mais rigor para punir os infratores que agridem o meio ambiente. O ministro Minc deu um passo importante convocando uma ação interministerial", ressaltou Valverde.
O Comitê Interministerial de Combate ao Desmatamento (Cide), ironicamente batizado de "Copom do desmatamento", em referência ao Comitê de Política Monetária do Banco Central se reunirá a cada dois meses para acertar medidas de intervenção em políticas que respondam ao avanço do desmatamento na Amazônia.
Mas, uma ação imediata será implantada, é a Força Federal de Combate aos Crimes Ambientais, que contará com 3 mil agentes, que nessa primeira etapa combater a retirada ilegal de madeira da Floresta Nacional em Rondônia. Além de efetuarem o monitoramento dos planos de manejo estaduais, os agentes irão fazer um levantamento dos assentamentos da reforma agrária, apontados pelo Ibama como maior causador de desmatamentos.
Fonte: Leila Denise
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países
A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)