Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MINC: Combate ao desmatamento em Rondônia



Ministro Minc anuncia grupo interministerial para combater desmatamento em Rondônia 

Com o anúncio nesta segunda-feira (29) pelo ministro do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc, da criação de um grupo interministerial para definir estratégias de combate ao desmatamento, o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT), solicitou hoje, ao ministro, que os parlamentares da bancada do Norte também integrem este comitê.  Rondônia tem aparecido ao lado de Mato Grosso, como um dos estados com maiores índices de desmatamento.

Segundo Valverde, além dos cinco ministérios envolvidos, entre eles Casa Civil e Ministério da Justiça, o legislativo precisa ser ativo nessa demanda, visto que somente com legislações mais rígidas poderá haver medidas coercivas de combate ao desmatamento.

"O desmatamento é uma questão tão séria que precisamos legislar com mais rigor para punir os infratores que agridem o meio ambiente. O ministro Minc deu um passo importante convocando uma ação interministerial", ressaltou Valverde.

O Comitê Interministerial de Combate ao Desmatamento (Cide), ironicamente batizado de "Copom do desmatamento", em referência ao Comitê de Política Monetária do Banco Central se reunirá a cada dois meses para acertar medidas de intervenção em políticas que respondam ao avanço do desmatamento na Amazônia.

Mas, uma ação imediata será implantada, é a Força Federal de Combate aos Crimes Ambientais, que contará com 3 mil agentes, que nessa primeira etapa combater a retirada ilegal de madeira da Floresta Nacional em Rondônia. Além de efetuarem o monitoramento dos planos de manejo estaduais, os agentes irão fazer um levantamento dos assentamentos da reforma agrária, apontados pelo Ibama como maior causador de desmatamentos.

Fonte: Leila Denise

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat