Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Mercado de carbono negro cresce no mundo




Por Sabrina Domingos
do Carbono Brasil 
 

A expansão das indústrias de borracha e de pneus será o principal motor para o crescimento do uso de carbono negro no mundo, pois responde por 90% da utilização desta substância, afirma um relatório divulgado pela Global Industry Analysts no início de novembro.

No entanto, quando liberado na atmosfera durante a combustão incompleta de combustíveis fósseis, madeira (formando fuligem) ou de biomassa, o carbono negro colabora para o aumento das temperaturas, pois absorve a radiação solar, impedindo que seja refletida para fora da atmosfera.

O carbono negro, uma forma impura de carbono, compõe nuvens marrons de até cinco quilômetros de espessura e que viajam longas distâncias pela atmosfera terrestre, onde se mistura com aerossóis, nitratos, sulfatos e cinzas.

Um artigo publicado na revista Nature, no início deste ano, afirma que a concentração de carbono negro na atmosfera é a segunda maior causa do aquecimento climático depois das emissões de dióxido de carbono (CO2).

Mercados Lucrativos
 
Apesar de maléfico quando livre na atmosfera, o carbono negro possui muitas utilidades industriais, servindo de matéria-prima para pneus, tintas, revestimentos e borrachas.

Segundo o relatório, os maiores e mais lucrativos mercados para o carbono negro nos próximos anos serão as economias em desenvolvimento da Ásia, do Oriente Médio, da África e América Latina, onde o aumento da renda da população está criando uma grande demanda por automóveis e outros objetos de consumo.

A aplicação do carbono negro em pneus está prevista para crescer a uma taxa composta anual de 3,6% entre 2001 e 2010. Só o mercado norte-americano de carbono negro consome 1,6 milhão de toneladas métricas por ano.

A região Ásia-Pacífico representa o maior público para o carbono negro no mundo, com 37% do mercado. Em países desenvolvidos como Estados Unidos e Europa a demanda está reduzida, apesar do uso de algumas especialidades de carbono negro estarem crescendo nessas regiões.

A expectativa do Global Industry Analysts é de que o uso de carbono negro em pinturas, revestimentos e tintas tenha um grande aumento nos próximos cinco anos; assim como em aplicações de produtos sem borracha, que utilizam especialidades de carbono negro.

Os plásticos e as tintas para impressoras também ocuparão grande parte do mercado de carbono negro especial. Outra área em que a aplicação do produto está crescendo é a de metalurgia – pois o carbono negro oferece maiores margens de lucros do que os ingredientes atuais provenientes das fornalhas.

A indústria automotiva é uma grande contribuinte para a atividade econômica global e o seu tamanho causa sérios impactos a diversos setores industriais. A instalação de novas fábricas na China, América do Sul e Europa Central ocorre principalmente porque os fabricantes encontram nessas regiões uma oportunidade para desenvolver o negócio e tirar vantagens das operações locais.

Como resultado, surgem indústrias de pneus nas proximidades das fábricas de automóveis – o que consolida o cenário de produção global de carbono negro.


Fonte: Envolverde/CarbonoBrasil

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesca manejada do pirarucu invasor é iniciada pelo governo de RO na Resex Rio Cautário, em Costa Marques

Pesca manejada do pirarucu invasor é iniciada pelo governo de RO na Resex Rio Cautário, em Costa Marques

Com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, o governo de Rondônia está realizando a primeir

Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil

Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil

Com ações estratégicas do governo do estado, Rondônia conquistou o 1º lugar no Brasil em redução de focos de queimadas, uma queda brusca que ultrapa

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) sediou o Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira, 12. O evento,

Governo de Rondônia conquista redução de 35% de áreas sob alerta de desmatamento

Governo de Rondônia conquista redução de 35% de áreas sob alerta de desmatamento

O empenho do governo de Rondônia para preservação da floresta e combate às práticas ilegais está dando bons resultados. Segundo dados do sistema Det

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)