Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE: Fórum capacita ministérios Públicos


Capacitar o Ministério Público para atuação na defesa político-jurídica do meio ambiente na Amazônia, contribuindo para a definição de estrutura e processo de planejamento e aprimoramento organizacional. Esse é o objetivo do Fórum do Ministério Público de Meio Ambiente da Amazônia Legal.

O Fórum é uma associação dos Ministérios Públicos da Amazônia na busca do aperfeiçoamento organizacional e apoio financeiro para aprimorar, implementar e ampliar, em rede ou isoladamente, as atribuições de defesa jurídica do meio ambiente na região amazônica.

O Fórum do Ministério Público de Meio Ambiente da Amazônia Legal adota uma série de estratégias de atuação, como viabilizar intercâmbio entre membros e técnicos dos Ministérios Públicos da Amazônia para a gestão ambiental; proporcionar integração entre os Ministérios Públicos e capacitar seu pessoal para a cooperação institucional, gestão técnica e financeira de projetos.

A meta do Fórum é promover o planejamento ambiental nos Ministérios Públicos, estabelecer programa de formação/capacitação de pessoal; acesso à informação; capacidade de contribuição ao processo legislativo e defesa jurídica do meio ambiente perante a Administração Pública e o Poder Judiciário. O Fórum realiza reuniões periódicas dos seus representantes, capacitação para planejamento e cooperação técnica financeira, encontros de técnicos e membros dos Ministérios Públicos, define estratégias de atuação conjunta e cria instrumentos de intercâmbio de informações. A entidade reúne hoje os Ministérios Públicos de Rondônia, Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

Fonte: Ascom MPRO 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat