Domingo, 13 de novembro de 2011 - 21h24
KÁTIA LESSA
Folha de São Paulo
Usando um vestido longo marrom e um grande colar de madeira, ela pediu para discursar sentada porque estava com um problema de visão e não queria se atrapalhar com as anotações feitas em um papel.
Ovacionada pelo público, que a aplaudiu de pé, Marina começou dizendo que não tem conhecimento acadêmico para falar sobre sustentabilidade, mas que tem a experiência de 30 anos de militância e 16 anos como senadora e como ministra do Meio Ambiente do presidente Lula.
A convidada disse que o mundo está vivendo uma crise civilizatória, com desdobramentos sociais, econômicos, políticos, de valores, mas principalmente ambiental.
"A crise ambiental é a mais grave. Quando existe uma crise econômica logo aparecem milhões para sanar o problema. Mas na ambiental ninguém reverte os danos e tudo é feito a passos de tartaruga", disse.
A ex-senadora explicou um termo que acaba de desenvolver, o da "democracia prospectiva", que explica a forma como os cidadãos estão lutando por seus ideais hoje.
"Antigamente eram os partidos ou os governos que prospectavam pela democracia. Hoje, com a internet, são milhares de pessoas prospectando, e isso é poderoso."
Quando a apresentadora do evento sinalizou que o tempo da palestra estava esgotado, o público se manifestou e pediu que Marina continuasse a falar.
Ela evoluiu por mais 15 minutos e fechou a palestra dizendo que o povo deve assumir uma postura de atitude. "Chegou a hora de acabar com a casa grande e a senzala. Precisamos de um Estado mobilizador."
Depois da palestra Marina Silva revelou que assistiu ao show do rapper Snoop Dogg pela televisão enquanto sua filha conferia ao vivo a apresentação do Black Eye Peas
Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event
Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)