Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Manejo sustentável de pastagens é tema de simpósio que reúne grande público em Porto Velho


Manejo sustentável de pastagens é tema de simpósio que reúne grande público em Porto Velho - Gente de Opinião

O Simpósio Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia teve início na noite da última quarta-feira (26) e reúne até hoje, sexta-feira (28) cerca de 350 técnicos, produtores, professores e estudantes no auditório do Senac, em Porto Velho (RO). “O evento está superando as expectativas da organização quanto à quantidade de público e sua interação com os palestrantes. O tema atraiu participantes de todo o estado, principalmente pela presença de renomados pesquisadores, que estão trazendo tecnologias que podem ser aplicadas em Rondônia”, diz José Renato Alves, um dos organizadores do evento.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, o governo tem como uma de suas prioridades investir no setor produtivo. “É preciso levar a tecnologia ao produtor, precisamos produzir mais sem desmatar e de maneira sustentável. A Embrapa tem tecnologias para isso e nós precisamos levá-las até o campo”, destaca o secretário.

Nesta quinta-feira (27) pela manhã, os palestrantes Cláudio Townsend, da Embrapa Rondônia, e Adriano Venturieri, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém) mostraram o cenário atual das pastagens em Rondônia. Em seguida, Fernando Campos de Mendonça, da Esalq (Piracicaba – SP) tratou do sistema de pastejo rotacionado com irrigação. No período da tarde, Moacyr Filho, da Embrapa Amazônia Oriental, falou sobre degradação, recuperação e adubação de pastagens, seguido por João Kluthcouski, da Embrapa Cerrados (Planaltina – DF), com o tema integração lavoura-pecuária-floresta.

O estado de Rondônia possui cerca 6,5 milhões de hectares de pastagens e 63% destas áreas estão em processo de degradação. “É possível interromper este processo de degradação, incorporando tecnologias alternativas ao sistema de produção. Com isso, é pode-se aumentar a produtividade em uma mesma área, evitando o avanço sobre as florestas”, explica o pesquisador Cláudio Townsend.

Segundo Betânia Bacelar, engenheira agrícola e participante do simpósio, tratar de recuperação de pastagens em Rondônia ainda é um desafio. “Trabalho com pequenos, médios e grandes produtores no estado e percebo que a recuperação de pastagens ainda enfrenta muita resistência, pelo desconhecimento dos benefícios e por mitos gerados. Este evento, é uma oportunidade para nós profissionais adquirirmos mais conhecimento sobre o assunto e também uma forma de difundir esta boa prática pelo estado”, comenta Betânia.

O evento é uma realização da Embrapa Rondônia, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Sebrae-RO e Emater-RO.


Programação

Nesta sexta-feira (28) pela manhã, Wanderley Porfírio da Silva, da Embrapa Florestas (Colombo – PR), ministrará palestra sobre o sistema silvipastoril; em seguida, Roni de Azevedo, da Embrapa Amazônia Oriental vai abordar o manejo e controle de plantas daninhas em pastagem. No período da tarde, Sérgio Raposo de Medeiros, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS), tratará da suplementação de pastagem com uso de silagem; em seguida, Roni de Azevedo retorna para tratar do manejo integrado de insetos e pragas das pastagens; finalizando o evento, Josenildo do Nascimento falará do Código Florestal X pastagens.

Fonte: Renata Silva
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)