Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Manaus sedia Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca


Amanda Mota
Agência Brasil

Manaus - Questões relacionadas aos recursos aquáticos e pesqueiros de todo o  país estarão sendo discutidas por estudantes, pesquisadores e profissionais de engenharia de pesca a partir de hoje (16) em Manaus, durante a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep). O evento, realizado de dois em dois anos, espera receber cerca de 500 participantes.

A programação do congresso inclui palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros, conferências, mesas-redondas, além de um encontro com os coordenadores dos cursos brasileiros de Engenharia de Pesca. O presidente da comissão de apoio logístico do encontro, Gelson Batista, explicou que o debate ocorre no momento em que a necessidade de se criar alternativas de uso sustentável de recursos naturais, especialmente os aquáticos, é cada vez mais evidente. Ele destacou as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e afirmou que é preciso fomentar os investimentos do setor empresarial no segmento da tecnologia do pescado.

"O aproveitamento dos resíduos de peixes é um grande exemplo da tecnologia do pescado que está sendo desenvolvida no Amazonas. Em meio a vários exemplos, podemos citar os subprodutos do pescado, como a farinha de peixe, a lingüiça de peixe e o hambúrguer de espécies variadas de peixe. Essas são algumas das tecnologias que estão sendo trabalhadas aqui no estado e que contribuem para o uso racional dos recursos naturais. Falta agora passar essas informações ao setor empresarial, para que se começe a fazer os investimentos necessários no setor", declarou.

O encontro será aberto hoje (16) à noite, com a presença do ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Os debates vão até sexta-feira (19), com o tema "Recursos Pesqueiros e Desenvolvimento Sustentável". A promoção é da Federação dos Engenheiros de Pesca do Brasil, Associação dos Engenheiros de Pesca do Amazonas, com apoio da Ufam e do Inpa. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)