Terça-feira, 16 de outubro de 2007 - 06h41
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Questões relacionadas aos recursos aquáticos e pesqueiros de todo o país estarão sendo discutidas por estudantes, pesquisadores e profissionais de engenharia de pesca a partir de hoje (16) em Manaus, durante a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep). O evento, realizado de dois em dois anos, espera receber cerca de 500 participantes.
A programação do congresso inclui palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros, conferências, mesas-redondas, além de um encontro com os coordenadores dos cursos brasileiros de Engenharia de Pesca. O presidente da comissão de apoio logístico do encontro, Gelson Batista, explicou que o debate ocorre no momento em que a necessidade de se criar alternativas de uso sustentável de recursos naturais, especialmente os aquáticos, é cada vez mais evidente. Ele destacou as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e afirmou que é preciso fomentar os investimentos do setor empresarial no segmento da tecnologia do pescado.
"O aproveitamento dos resíduos de peixes é um grande exemplo da tecnologia do pescado que está sendo desenvolvida no Amazonas. Em meio a vários exemplos, podemos citar os subprodutos do pescado, como a farinha de peixe, a lingüiça de peixe e o hambúrguer de espécies variadas de peixe. Essas são algumas das tecnologias que estão sendo trabalhadas aqui no estado e que contribuem para o uso racional dos recursos naturais. Falta agora passar essas informações ao setor empresarial, para que se começe a fazer os investimentos necessários no setor", declarou.
O encontro será aberto hoje (16) à noite, com a presença do ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Os debates vão até sexta-feira (19), com o tema "Recursos Pesqueiros e Desenvolvimento Sustentável". A promoção é da Federação dos Engenheiros de Pesca do Brasil, Associação dos Engenheiros de Pesca do Amazonas, com apoio da Ufam e do Inpa.
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)