Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 15h19
A prefeitura de Porto Velho irá renovar a arborização de toda a extensão da Avenida Rio Madeira. O trabalho iniciou nesta sexta-feira, 14, com o plantio de mil mudas em mais uma etapa do Programa Porto Velho Mais verde, lançado pelo prefeito Roberto Sobrinho. O programa tem a meta de plantar um milhão de árvores até o final do ano que vem.
O secretário municipal do Meio Ambiente, José Gadelha, adiantou que além da Avenida Rio Madeira, o plantio também está
sendo feito em outras vias principais da cidade como a Calama, Rio de Janeiro, Guaporé, Jorge Teixeira, 07 de Setembro e Mamoré. Nessas vias a meta é plantar 10 mil árvores. “Esse projeto, na realidade é a compensação ambiental que a empresa PVTE está pagando para minimizar os impactos da construção do linhão que vai levar energia elétrica para o Sudeste, com a rede de transmissão que sairá de Porto Velho e vai até Araraquara, em São Paulo”, explicou o secretário.
Disk Plante uma Árvore
O projeto global determina que a empresa tem que disponibilizar 20 mil mudas para o município usar em seu programa de arborização. Dez mil estão sendo utilizadas no plantio das vias principais e as 10 mil restantes estão sendo usadas para atender as solicitações de plantio da população feitas pelo serviço Disk Plante uma Árvore (0800–647–5445).
Nas vias principais já foram plantados 6.500 mudas, enquanto que pelo Disk Plante uma Árvore, o número está próximo da casa dos seis mil, restando pouco mais de quatro mil mudas para atender a população.
Nas vias principais, o plantio e a manutenção das mudas são de responsabilidade da Polar, empresa contratada pela PVTE para realizar o trabalho. Antes do plantio, a equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), faz o levantamento para saber qual espécie de árvore se adequará melhor àquela região. “No caso do 0800, após a ligação é feito um agendamento do plantio. Então uma equipe da secretaria vai até a casa do solicitante planta a muda, e dá todas as orientações necessárias para a manutenção, que é de responsabilidade do morador. Nesse caso fazemos apenas o monitoramento”, adiantou José Gadelha.
Fonte: Joel Elias
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)