Quinta-feira, 9 de abril de 2009 - 08h24
Megaoperação fecha 13 serrarias e apreende R$ 6 milhões em madeira ilegal
Agência Brasil
(Foto ilustrativa/Montezuma Cruz)
Uma megaoperação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu ontem (8) grande quantidade de madeira ilegal que daria para encher 400 caminhões e destruiu 200 fornos para a produção de carvão. A ação ocorreu no município de Nova Esperança do Piriá, no Pará.
As equipes do Ibama constataram que as treze serrarias instaladas na região comprometeram 80 mil dos 250 mil hectares que compõem a área indígena, aterraram um rio e mantiveram trabalhadores em situação semelhante ao trabalho escravo.
Os proprietários da serrarias não foram localizados, mas os computadores e vários documentos com anotações foram apreendidos. Pelo menos dez pessoas poderão ser indiciadas e, de acordo com a análise do material apreendido, poderão responder por receptação de madeira ilegal.
Com 32 mil habitantes, o município tinha o crime ambiental como principal atividade econômica. A prefeitura estima que, com o fechamento das serrarias ilegais, 1.700 trabalhadores irão ficar sem empregos.
Uma parte da madeira apreendida vai ser leiloada e a outra será doada ao município para ser usada na construção de casas populares. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o dinheiro arrecadado com o leilão será aplicado em projetos de preservação ambiental.
A operação contou ainda com o apoio da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Ambiental, Fundação Nacional do Índio (Funai).
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p