Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MADEIRA DE RESERVA INDÍGENA É SAQUEADA NA AMAZÔNIA



Apolima-Arara denunciam saque de madeiras nobres em área localizada na fronteira do Acre com o Peru.

Chico Araújo
chicoaraujo@agenciaamazonia.com.br

CRUZEIRO DO SUL, AC — Milhares de metros cúbicos de mogno, cedro e outras madeiras de lei estão sendo retirados ilegalmente da área indígena Apolima-Arara, em Marechal Thaumaturgo (AC). A área alvo da ação dos madeireiros integra a Reserva Extrativista do Alto Juruá (Resex) que, após anos de estudos, foi considerada parte da terra tradicional dos Apolima.

Segundo os indígenas, o roubo de madeira — além da pesca e da caça predatória — aumentou depois de 15 de outubro de 2008, quando foi publicado no Diário Oficial o relatório que definiu os limites da terra indígena (21.720 hectares). Os moradores da Resex estariam participando dessas atividades ilegais.

Oficialmente, até agora, nenhum órgão ou pessoa contestou os limites publicados no relatório. Entretanto, moradores e a entidade que organiza a Resex fizeram diversas reuniões no último mês para discutir como questionar a inclusão de parte da Resex na área que deve ser demarcada como terra indígena. Famílias estariam sendo incentivadas a ocupar esta parte da Resex.

Hoje, o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no Acre, Lindomar Padilha, e o administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Rio Branco, Antônio Apurinã,  estiveram com o procurador da República no Estado,  Anselmo Henrique Cordeiro Lopes. Eles solicitaram ao MPF uma ação de fiscalização da Polícia Federal (PF) na área até 14 de janeiro, quando termina o prazo para contestações ao relatório de identificação.

O cacique Francisco Siqueira, do povo Apolima, informou que eles estão tranqüilos e não vão reagir às ações de depredação ambiental. Preferem esperar a fiscalização da PF. Desde 1999, eles reivindicam a identificação da terra, onde, atualmente, vivem cerca de 180 famílias do povo.

Fonte: Chico Araújo - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinão.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)