Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Madeira bloqueada por moradores no Pará é legal


 
Comunitários retiveram balsas para alertar contra exploração irregular na região
 

A madeira que está em balsas retidas por moradores de comunidades rurais à beira do Rio Arapiuns, no Pará, é totalmente legal, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Pará. Segundo o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Miro Canto, “O estado não é irresponsável”, alegou ao comentar de que o material teria sido retirado ilegalmente da floresta.

De acordo com o secretário, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estiveram no local e verificaram que os cerca de 1.500 metros cúbicos de madeira em toras são originários de áreas de manejo autorizadas pelo governo.

O protesto começou em 12 de outubro. Pelo menos quatro balsas foram interditadas e segundo os moradores, a madeira teria sido extraída ilegalmente.

De acordo com os comunitários, a cada semana mais de cinco balsas carregadas de madeira saem pelo rio sem nenhuma fiscalização.

Os manifestantes vivem em um conjunto de glebas estaduais sob a responsabilidade do Instituto de Terras do Pará (Iterpa). Nos últimos anos, a região, juntamente com outras quatro áreas estaduais vizinhas, vem sendo alvo de debates entre movimentos sociais e o governo sobre a definição formal de repasse de terras públicas.

O protesto tem como objetivo chamar a atenção para o caos fundiário e ambiental que se arrasta há anos na região. Os manifestantes pediram a presença das autoridades para impedir a exploração ilegal e desmatamento dentro da área. 

Fonte: Jovem Pan

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat