Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

LULA: 'Precisamos dizer que somos donos da Amazônia'


Yara Aquino
Agência Brasil

Brasília - Ao participar do evento de transferência de 3,8 milhões de hectares de terra da União para o estado do Amapá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o Brasil diga que é dono da Amazônia e que tem capacidade de cuidar de seus recursos naturais.

"Precisamos dizer que somos os donos da Amazônia e que sabemos cuidar das nossas florestas, da nossa água, não precisa ninguém dar palpite", discursou Lula. "Se fizermos um bom projeto turístico, podemos transformar isso em uma coisa rentável para o estado."

O presidente relatou ter pedido para o governador Valdez Góes que escolha o parque mais importante do estado para transformar em atração turística para o mundo. "Isso pode ser feito mantendo a preservação, mas criando viabilidade econômica para o estado e para a manutenção do próprio PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. É preciso ter pequenas pousadas lá, trilha para as pessoas andarem. Viajo o mundo inteiro, vejo os gringos dando palpite na nossa Amazônia e vejo o país deles careca [de vegetação], não tem nada."

Lula também falou na possibilidade de construir no estado uma universidade em conjunto com a França: "Disse para ele [o governador] que o Sarkosy [presidente da França, Nicolas Sarkozy] está vindo aqui, o Chirac [o ex-presidente Jacques Chirac] veio com meu antecessor e não aconteceu nada, agora só vou lá para inaugurar a obra. Mas eu falei para o Valdez, bota seu pessoal para pensar, podemos construir aqui nessa região uma universidade da biodiversidade binacional. A gente pode, por que é chique para a França dizer que, sabe, a Guiana não é francesa, é amazônica".

A Guiana Francesa é administrada como departamento ultramarino do país europeu e faz fronteira com o Brasil.

A visita do presidente francês está prevista para fevereiro.


 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat