Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

LULA: Embrapa, em 34 anos, revolucionou agricultura brasileira


Carolina Pimentel
 Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (8), em seu programa de rádio Café com o Presidente, esperar que os brasileiros não valorizem a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apenas por causa dos elogios do ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell à instituição.

"Espero que nenhum brasileiro comece a valorizar a Embrapa porque o Colin Powell falou bem. A Embrapa, nos seus 34 anos de existência, revolucionou a agricultura brasileira. Hoje, o Brasil tem uma posição de destaque no mundo agrícola, no agronegócio e é importante lembrar o que a Embrapa fez nesse país", afirmou Lula. Na semana passada, Powell afirmou, em no jornal The New York Times, que a empresa transformou o Brasil em uma superpotência agrícola.

O presidente lembrou que as pesquisas da Embrapa revolucionaram a agricultura nacional, com enfoque no cerrado. "Lembro que as pessoas falavam que o cerrado é tão ruim que as árvores nascem tortas, ou seja, elas não conseguem crescer retas. Graças às pesquisas, a Embrapa conseguiu revolucionar, e hoje o cerrado é um dos centros produtores de grãos dos mais importantes do mundo e do Brasil", disse.

A Embrapa tem 2.200 pesquisadores, sendo 53% doutores e 45% mestres. Em dezembro de 2006, a empresa abriu seu primeiro escritório na África, com sede em Acra, capital de Gana. De acordo com o diretor executivo da estatal, Kepler Euclides, que participou do programa de rádio, a idéia de abrir a filial é compartilhar tecnologia e conhecimento com os africanos.

"A abertura do escritório na África foi fruto da política estabelecida de que pudéssemos compartilhar parte do conhecimento, das tecnologias desenvolvidas, que serão facilmente ajustadas e adaptadas àquele continente", explicou. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)