Terça-feira, 25 de março de 2008 - 19h50
Carolina Pimentel
Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (25) uma medida provisória que aumenta o limite de terras que poderão ser regularizadas na Amazônia.
Atualmente, quem vive e trabalha em áreas com até 500 hectares pode requerer documento que lhe garanta direito de uso da terra.
De acordo com o Palácio do Planalto, com a MP, os produtores que ocupam áreas de cerca de 1 mil hectares também poderão apresentar o requerimento. O objetivo, segundo o Planalto, é resolver a questão fundiária na região.
A última MP tinha sido editada em 28 de fevereiro. No dia 18 de março, em viagem a Campo Grande (MS), o presidente Lula afirmou ser "humanamente impossível" governar sem MPs.
Na última quinta-feira (20), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo estuda encaminhar alguns assuntos por meio de projeto de lei - como reajuste salarial dos servidores públicos.
Mas ponderou que o governo não pode abrir mão desse instrumento legal. Ainda conforme a ministra, o governo Lula edita menos medidas em comparação a gestões anteriores.
Ontem (24), após a reunião do Conselho Político com Lula, o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), destacou o esforço do governo de não publicar MP nos últimos dias.
A oposição continua com a obstruir a votação de medidas provisórias na Câmara, apesar da tentativa de um acordo coordenada pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)