Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ji-Paraná: prefeitura encerra atividade no lixão e passa a utilizar aterro sanitário


Ji-Paraná: prefeitura encerra atividade no lixão e passa a utilizar aterro sanitário - Gente de Opinião

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), encerrou nesta segunda feira (06), as atividades no lixão municipal. Os resíduos sólidos coletados na cidade a partir desta data, passam a ser depositados no aterro sanitário, localizado na estrada do KM 11, área rural da cidade.

O processo licitatório, realizado em caráter emergencial, foi concluído pela prefeitura na última semana e, o município contratou por um período de seis meses,  o aterro Sanitário da Empresa MFM, que fica localizado poucos metros à frente do antigo lixão. O custo para a destinação dos resíduos sólidos será de R$ 159,00 por tonelada.

O contrato emergencial é necessário até que seja concluído o processo licitatório definitivo que já está em andamento pela Prefeitura Municipal. Por isso, foi especificado um prazo de seis meses, tempo estimado para que o procedimento licitatório seja concluído. 

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Kátia Regina Casula, explicou que para haver maior controle e fiscalização, a equipe técnica da semeia fará duas aferições de pesagem, uma na balança do município, localizada no pátio da usina Municipal de Asfalto, localizada no KM-7, antigo setor industrial e, a outra na balança da empresa MFM, localizada na área do aterro sanitário.

Com o fechamento do antigo lixão, todas as pessoas estão proibidas de realizarem o despejo de qualquer tipo de resíduo sólido no local. Eles devem transportar o material até o Aterro da MFM, uma vez que a área antiga passará por um processo de recuperação ambiental e deverá ficar inutilizada por cerca de 25 a 30 anos.

Conforme explicou Kátia Casula, o descarte de lixo em locais inadequados é crime ambiental, com penas de multas que podem chegar à R$ 200 mil. “É importante que as pessoas tenham a consciência que temos um novo local para o descarte dos resíduos sólidos em nossa cidade. Nossas equipes estão fiscalizando e orientando, porém, aqueles que foram pegos descartando o lixo em locais inapropriados serão autuados e multados”, afirmou Kátia. 

Gente de OpiniãoDomingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)