Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

JESUALDO: Ong's estão pirateando as florestas


Diretor do Serviço Florestal Brasileiro visita Assembléia e é acusado de regulamentar a biopirataria

Os deputados estaduais questionaram nesta terça-feira a privatização da floresta nacional do Jamari, em Rondônia.

O deputado Jesualdo Pires (PSB) disse ser contra a privatização. Segundo as organizações não governamentais – ONG´s - estão "pirateando as florestas."

Essa concessão para o uso do subsolo é nada mais que regulamentação da biopirataria das florestas brasileiras", disse o parlamentar.

Jesualdo finalizou o discurso afirmando que os brasileiros estão agora perdendo o direito de explorar sua biodiversidade

Isso tudo foi dito no plenário das deliberações da Assembléia, durante visita do diretor do Serviço Florestal Brasileiro, José Natalino Macedo Silva, que falou sobre a situação da licitação do primeiro lote de concessões florestais-Floresta Nacional do Jamari, localizada entre os municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim.

A floresta foi escolhida para inaugurar as concessões por estar localizada, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, em uma área considerada de grande foco para o desmatamento.

A deputada Daniela Amorim (PTB), questionou a falta de discussões mais amplas com as autoridades de Rondônia e com a população em geral, para informar os benefícios dessa concessão, em especial às famílias que moram perto das florestas.

"Assim como tivemos discussões calorosas e importantes sobre as Usinas do Madeira, entendo que esse tema também precisasse ser debatido e discutido com os mais diversos setores da sociedade', disse.

O deputado Alex Testoni (PTN – Ouro Preto) disse estar preocupado com a situação das reservas florestais do Estado, em relação à exploração, ocupação e desmatamento ilegal e sem controle das referidas áreas.

"Estou preocupado com a situação das reservas florestais do nosso Estado, principalmente por que o próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), não consegue ter um controle satisfatório da situação em que se encontram estas áreas", ressaltou.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC – Machadinho do Oeste), afirmou ser favorável ao manejo sustentável das reservas florestais do Estado e exploração das riquezas que estão disponíveis nestas áreas, mas se diz preocupado com a biopirataria.

"Sempre fui a favor do manejo sustentável de nossas florestas, mas não podemos deixar que empresas internacionais tomem conta e levem clandestinamente nossas riquezas." "Saber que a exploração destas áreas será feita por empresas brasileiras e da região, me deixa tranqüilo – disse - Vejo hoje, de forma responsável o procedimento de como vai ser realizada esta exploração e o fato das comunidades de todas as áreas envolvidas estarem sendo informadas, por isso saio satisfeito desta reunião."

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)