Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

INTENSO TEMPORAL EM PORTO VELHO


Depois de atingir diversas cidades do interior, os temporais intensos chegam ao norte de Rondônia castigando a capital Porto Velho.  Um intenso temporal acompanhado de rajadas de vento e forte atividade atmosférica (raios) atingiu em cheio a capital de Rondônia, pouco depois das 15 horas (local) deste domingo. A chuva intensa escureceu o céu de Porto Velho rapidamente obrigando motoristas a ligarem os faróis dos automóveis, assim como as luzes dos postes nas ruas que também foram acesas devido à escuridão repentina.
Pelas informações - ainda que preliminares - a chuva foi por demais intensa na Zona Sul, região dos Bairros Nova Floresta, Castanheiras e Cidade Nova. Houve registro de diversos pontos de alagamentos de ruas, avenidas e residências, o que de imediato causou transtornos à população que todos os anos sofrem com a falta de infra-estrutura no período das chuvas.
Segundo dados colhidos através da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) de Brasília, instalada na Embrapa, o índice pluviométrico acumulado às 20 horas (UTC), 16 horas (Hora Rondônia), foi de 29,0 mm, com rajada de vento de 14,3 m/s.
As imagens do hidroestimador de precipitação do CPTEC/INPE também mostraram que entre 15 e 16 horas, uma intensa célula convectiva deslocou-se rapidamente de noroeste atingindo grande parte da capital de Rondônia.
Outros pontos da cidade também foram afetados pelo temporal, com alagamentos e destelhamentos de construções. Os dados preliminares obtidos por contato realizado com o Corpo de Bombeiros, que responde pela Defesa Civil no município, não indicam vítimas graves, apenas auxilio a pessoas que ficaram ilhadas em suas casas e acidentes possivelmente causados pela intensa chuva. Dados: INMET - CPTEC/INPE - Corpo de Bombeiros.

INTENSO TEMPORAL EM PORTO VELHO - Gente de Opinião

INTENSO TEMPORAL EM PORTO VELHO - Gente de Opinião

Fonte: De olho no tempo - Fotos: Gentedeopiniao

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat