Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Instituto Chico Mendes fará diligência em Parque


Durante audiência com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentim, na última quinta-feira (4), o deputado federal Padre Ton (PT-RO) acertou uma diligência em região do Parque Nacional dos Campos Amazônicos conhecida por Gleba Inferninho, após relatar que foi procurado por pessoas que tiveram de sair da unidade de conservação.

“Eles vieram me pedir ajuda, interceder por eles, porque foram retirados de onde estavam, dentro do parque. Parece que há um processo na Justiça. Disseram que o interesse deles é trabalhar o extrativismo, querem permanecer na área. Segundo as pessoas que me procuraram, ribeirinhos teriam ficado na área, e eles saíram com ordem de reintegração”, relatou o deputado na audiência.

O presidente do ICMBio pediu referências dos demandantes, recebendo as informações do deputado Padre Ton, e sugeriu a diligência, com a presença de alguém da unidade do instituto em Porto Velho e representante do mandato.

O ICMBio irá verificar, a partir do cadastro de famílias existente, se os nomes apresentados pelo deputado constam da lista de duas áreas que o órgão já iniciou atividade, junto com o Programa Terra Legal, para fazer regularização fundiária.

O presidente Roberto Vizentim explicou que duas situações estão postas para pessoas que estavam morando dentro do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, unidade que abrange os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. “Algumas famílias serão indenizadas e outras foram cadastradas e estão em processo para reassentamento”, explicou.

O reassentamento está ocorrendo porque recentemente houve uma redefinição dos limites do parque na região de Mato Grosso para abrigar a usina Tabajara. A área dos reassentados é chamada Pico Aceso. A Gleba Inferninho se situa em área ao Norte, no estado do Amazonas, e possivelmente as famílias que lá estão, segundo dito ao deputado em torno de 400, estão à margem do processo de redefinição de limites da área que passou a ser parque.

A diligência irá checar se realmente existem esse número de famílias - para o Instituto Chico Mendes o número é bem inferior -; quais são as suas necessidades; se de fato são extrativistas, pequenos produtores ou exercem outras atividades; de onde vieram etc.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)