Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Índios yanomami sofrem com surto de malária


Camila Vassalo
Agência Brasil

Brasília - Índios da etnia Yanomami que moram em Roraima e no Amazonas estão sofrendo com surto de malária. Cerca de 600 mil casos já foram registrados na região, de acordo com o diretor da Hutukara Associação Yanomami, Dário Vitório Kopenawa Yanomami. O surto também está afetando as comunidades indígenas.

Em entrevista hoje (14) ao programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional da Amazônia, Dário Vitório disse que os índios estão muito preocupados com a saúde nas aldeias. “Registramos vários casos de índios yanomami com tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis (DST), meningite e câncer, inclusive muitos índios acabaram morrendo”, disse Dário.

Representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão cuidando da saúde da comunidade indígena, mas, segundo Dário, os funcionários têm dificuldade para prestar atendimento por causa da falta de remédios e equipamentos. “Outra dificuldade que a Funasa tem é a questão demográfica. Além dos obstáculos naturais, a área é muito extensa”, acrescentou Dário.

Esses problemas, segundo Dário, prejudicam o monitoramento das condições de saúde de 15 mil índios yanomami. “As aldeias são de difícil acesso. Só dá para ir de avião”, afirmou.

Outra questão preocupante para Dário é as invasões constantes nas reservas por parte dos garimpeiros, fazendeiros e pescadores. “Como a reserva tem 9 milhões de hectares, isso facilita as invasões. Já enviamos vários documentos para Brasília, Polícia Federal e Ministério Público Federal, mas não houve nenhuma solução até o momento”, explicou.

Segundo o líder indígena, atualmente cerca de mil garimpeiros trabalham no território indígena, provocando um desmatamento enorme. Conforme ele, os Yanomami já enviaram um documento para a Fundação Nacional do Índio (Funai) pedindo a retirada dos invasores, mas receberam a resposta que não é possível tomar nenhuma ação no momento.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)